Bolsa vai permitir intercâmbio entre Pontos de Cultura
Os Pontos de Cultura vão realizar intercâmbio entre si. 21 projetos, cada um deles elaborado conjuntamente por dois Pontos de Cultura, foram selecionados pela Bolsa de Intercâmbio Cultura Ponto-a-Ponto. O objetivo é promover a troca de experiências de
Publicado 17/12/2008 18:47
O resultado do edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (16). Esta é a primeira seleção para o intercâmbio Ponto-a-Ponto. Para o secretário de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura, Célio Turino, “um Ponto de Cultura só se realiza quando está em rede, e as três Teias – São Paulo em 2006, Belo Horizonte em 2007 e Brasília em 2008 – confirmaram este processo. Ainda é um programa experimental, mas a idéia é lançar um novo edital no início de 2009 e manter a média de dois editais por ano”, afirmou.
As propostas selecionadas são diversas e abrangem o intercâmbio nas áreas de teatro, música, circo, artes plásticas, turismo sustentável, hip hop, maracatu, educação ambiental, vídeo, economia popular, entre outras. Participam – do Ponto-a-Ponto – 42 representantes de Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Amazonas e Roraima.
O tempo de intercâmbio será de, no mínimo, cinco dias contínuos, sendo que cada Ponto contará com dois bolsistas, que deverão apresentar os resultados – em forma de relato escrito e/ou audiovisual – ao final do projeto. A bolsa para cada participante é de R$1.250,00.
Os Pontos de Cultura fazem parte de programa do Ministério da Cultura e representa elos entre a sociedade e o Estado que possibilitam o desenvolvimento de ações culturais sustentadas pelas comunidades, obedecendo os princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento social.
O Ponto de Cultura normalmente estimula ações e projetos já existentes nas comunidades e constitui uma estratégia fundamental de difusão cultural.
De Brasília
Com informações da Assessoria de Comunicação do MinC