Futebol: LDU vence Pachuca e está na final do quinto mundial
A equipe equatoriana de futebol Liga Deportiva Universitaria,de Quito, venceu a equipe mexicana do Pachuca, em meio a forte chuva, e alcançou a final do quarto mundial de clubes promovido pela Fifa, no Japão.
Publicado 17/12/2008 14:23
O atacante argentino Claudio Bieler deu a liderança no placar à equipe sul-americana aos quatro minutos de jogo, na segunda tentativa de chute, após bloqueio da defesa mexicana.
O meio-campista Luis Bolanos fez o segundo gol do jogo e da LDU ao bater uma falta aos 26 minutos, quando um jogador mexicano tocou a mão na bola em um ponto muito próximo à grande área.
“Agora somos a segunda melhor equipe do mundo”, exultou o técnico argentino da LDU, Edgardo Bauza. “Temos agora a oportunidade de sermos o número um”.
“Podemos não ter muitos astros no time, mas sonhamos em jogar esse mundial e estamos levando conosco as esperanças dos equatorianos e dos sul-americanos.
A LDU, considerada uma zebra ao vencer a Libertadores deste ano, jogará contra o campeão da Liga dos Campeões da Europa, Manchester United, ou contra o campeão japonês, Gamba Osaka, no domingo em Yokohama.
O Manchester enfrentará o Gamba na manhã de quinta-feira.
O técnico do Pachuca, Enrique Meza, não quis dar desculpas depois de perder um niggly jogo, assistido por 33 mil pessoas no Estádio Nacional de Tóquio nesta quarta-feira (17).
Nenhum ataque mortal
“Cometemos erros e fomos punidos, disse Meza, cujo time teve 66% de posse da bola mas foi incapaz de criar uma jogada mortal para chegar ao gol adversário.
“Quando você comete erros tem de pagar a conseqüência. Nós só acordamos depois que o prejuízo já estava feito, e aí já era muito tarde”.
Para o jogo de amanhã, o técnico do Manchester United optou pela experiência na escalação do time. Paul Schole, Ryan Giggs e Gary Neville estão escalados para o jogo.
“O histórico deles na equipe fala por si só”, disse Alex Ferguson. “Este é um jogo muito importante e a experiência será decisiva”, acredita.
“Ryan esta há 21 anos conosco, Gary há 19 e Paul Scholes também, e isso é excepcional, absolutamente excepcional”.
O atacante búlgaro Dimitar Berbatov está arriscado a não entrar em campo, já que está contundido, mas o grande astro do time, o português Cristiano Ronaldo, está pronto para vestir o uniforme vermelho do Red Devils.
O meio-campista Michael Carrick disse que os jogadores do United não querem deixar o Japão de mãos vazias, depois de 12 horas de vôo de Manchester até o extremo-oriente.
“Não estamos na liderança, mas ainda temos grandes oportunidades de ser o primeiro time da Premieer League a vir aqui e vencer e, assim, fazer um pouco da história do futebol”, disse Carrick.
“É um desafio”
O Manchester é o grande favorito a vencer e pode se tornar o primeiro time britânico a vencer o Mundial de Clubes criado pela Fifa.
Na primeira edição do Mundial, o Corinthians, de São Paulo, venceu o Vasco da Gama do Rio de Janeiro por 4 a 3 nos pênaltis, tornando-se o primeiro clube campeão da competição.
Em 2005, na segunda edição, o britânico Liverpool foi batido pelo São Paulo por 1 a 0. Em 2006, o Internacional bateu o favorito Barcelona pelo mesmo placar e garantiu a hegemonia brasileira na competição.
O primeiro europeu a vencer foi o italiano Milan, que bateu o argentino Boca Juniors por 4 a 2, na primeira edição do torneio sem times brasileiros.
O Manchester venceu em 1999 a Taça Intercontinental – Copa Toyota, ao bater o Palmeiras por 1 a 0, gol de Roy Keane, mas não dá àquela vitória a mesma importância que vem dando ao torneio realizado pela Fifa, de acordo com o técnico Ferguson.