Obama nomeia mais colaboradores da época de Clinton
O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, continua reunindo em seu futuro gabinete colaboradores do ex-presidente Bill Clinton, revelou nesta quarta-feira (17) o diário americano The New York Times.
Publicado 17/12/2008 16:38
A última a chegar foi Betty Currie, que foi secretária pessoal de Clinton durante seu mandato (1993-2001), assinala o periódico.
Agora, Currie trabalha com John D. Podesta, co-presidente da equipe de transição de Obama.
O próprio Podesta foi chefe de pessoal do último governante democrata, lembra o jornal.
O The New York Times destaca que os conselheiros ambientais, de energia, economia e outras áreas designados por Obama, trabalharam para Clinton.
A lista é encabeçada pela senadora e ex-primeira dama Hillary Clinton, a nova chefe da diplomacia americana, que é conhecida por suas posturas duras em matéria de política externa.
Também o futuro secretário de Justiça, Eric Holder, foi o vice desse departamento no mandato do último presidente democrata.
Outros “clinonistas” são Peter R. Orszag, novo diretor do Escritório Orçamental da Casa Branca, Timothy Geithner, que será o encarregado do Departamento do Tesouro e Lawrence Summers, o novo diretor do Conselho Econômico Nacional.
Ao mesmo tempo, o ex-secretário de Energia, Bill Richardson, chefiará a pasta do Comércio, e o outrora assessor de Clinton e parlamentar Rahm Emanuel ocupará o cargo de chefe de gabinete da Casa Branca.
Shaun Donovan, novo secretario de Habitação e Desenvolvimento Urbano, trabalhou também na administração democrata anterior.