TRE-RJ tem até 24 de janeiro para definir nova data da eleição em Guapimirim
Por quatro votos a um, o TRE-RJ rejeitou o registro de candidatura do prefeito eleito de Guapimirim, Renato Costa Mello Junior, o Junior do Posto (PTC), no dia 15. A decisão anula os 13.735 votos obtidos pelo candidato em 5 de outubro, o equivalente a 74,
Publicado 17/12/2008 20:20 | Editado 04/03/2020 17:05
Quatro magistrados do TRE-RJ entenderam que a eleição em Guapimirim perdera legitimidade porque Junior do Posto havia requerido a substituição do tio, Nelson do Posto (PTC) às 18h34 do dia 4 de outubro, ou seja, menos de 14 horas do início da votação. Com isso, não teria havido tempo hábil para informar à população da renúncia da candidatura de Nelson do Posto a prefeito e da conseqüente substituição por Junior do Posto, que era o vice na chapa.
Nova eleição
Em segundo lugar na eleição de outubro ficou o candidato do PT, Medeiros, com 20% dos votos (3.821), que teve como vice, o camarada Gilson Silva, que é presidente do PCdoB da cidade.
Segundo Gilson, a expectativa é grande na cidade por uma nova eleição. Para ele, o novo pleito deve ocorrer sem a participação dos dois candidatos que tiveram as candidaturas impugnadas.
O registro de Nelson do Posto havia sido cassado no TRE-RJ em 1º de setembro, por ele estar incluído na listagem do TCU dos gestores com contas julgadas irregulares. O candidato recorreu ao TSE, mas a cassação do registro foi confirmada no dia 3 de outubro. O TRE entendeu que, ao recorrer da decisão, Nelson do Posto teria que prever a possibilidade perder o prazo de substituição, pois o artigo 43 da Resolução TSE 22.717, diz que o recurso ocorre “por conta e risco” do candidato.
Do Rio de Janeiro
Marcos Pereira