Povos Indígenas do Ceará realizam assembléia

Está acontecendo de 15 a 20 de dezembro na aldeia Cajueiro no município de Poranga, distante 382 km de Fortaleza, a 14ª assembléia geral dos Povos Indígenas do Ceará.

Participam cerca de 250 representantes das etnias jenipapo-kanindé, anacé, jucá, kalabaça, kanindé, kariri, pitaguary, potiguara, tabajara, tapeba, tupiba/tapuia e tremembé.


 


O encontro, realizado há 14 anos, acontece tradicionalmente em uma área de disputa de terras entre índios e não-índios. Na pauta estão previstas a avaliação das entidades indígenas e indigenistas; Política Partidária; eleições para nova Coordenação da micro-região da APOINME(CE) e reivindicações para 2009.


 


Reafirmar a identidade cultural, e a Demarcação de terras no município de Poranga também serão questões discutidas. As etnias Tabajara e Kalabaça aguardam a finalização do processo de retomada das terras na Aldeia Cajueiro, no município de Poranga desde junho de 2007.


 


A assembléia é organizada pela Coordenação das Associações dos Povos Indígenas do Ceará (Copice), a Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), e a Articulação das Mulheres Indígenas no Ceará (Amice).


 


Fonte: AnotE – Agência de Notícias Esperança