UFC doará material reciclável à rede de catadores
A partir da iniciativa, eles terão a oportunidade de aumentar o volume de material arrecadado e melhorar a renda que hoje, é estimada em meio salário mínimo por mês, para cada trabalhador.
Publicado 19/12/2008 09:59 | Editado 04/03/2020 16:35
O convênio firmado nessa quarta-feira foi intermediado pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos (Progere), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFC. O Programa vem realizando atividades na área de educação ambiental e já observa resultados positivos em núcleos como os centros de Ciências, Ciências Agrárias e de Tecnologia, além da Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado (FEAAC). Esta última já possui estrutura física para a coleta seletiva. “Além disso, por causa dos bons resultados, já existe o Progere-FEAAC. Vários cursos e atividades que promovem a conscientização ambiental já foram oferecidos ali”, explicou a Profª Simone Borges, uma das coordenadoras do Progere.
Segundo ela, a UFC é uma das primeiras universidades a pôr em prática o que determina o Decreto Nº 5.940, que obriga as instituições públicas federais a realizar coleta seletiva de resíduos, destinando-os a associações e cooperativas de catadores. A cada semestre, a UFC deverá prestar contas com o Ministério das Cidades, para informar o volume de lixo gerado e a quantidade doada.
No último levantamento realizado pelo Progere, em 2006, identificou-se uma média de 500 toneladas de resíduos produzidos, sendo 40% deles recicláveis. “A princípio, só serão doados papel e papelão, que é o que a Universidade mais produz. Posteriormente, com mais infra-estrutura de armazenamento e transporte, poderemos ceder outros materiais”, garantiu a coordenadora do Progere.
Fonte: UFC Informa – Boletim Eletrônico