Secultfor lança Edital de Carnaval 2009

Agremiações podem se inscrever até o dia 19 de janeiro

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), acaba de lançar o II Edital de Seleção Pública para Fomento às Agremiações Carnavalescas para o Carnaval de Rua de Fortaleza/2009, com o objetivo de apoiar projetos na área, fortalecer e democratizar o Carnaval de Fortaleza, valorizando a participação das comunidades locais. As inscrições devem ser feitas na sede da Secultfor (rua Pereira Filgueiras, nº 4, Centro), de 19 de dezembro a 19 de janeiro.



 


Os projetos das agremiações serão incentivados por meio do concurso com R$ 370 mil, distribuídos entre até 24 agremiações. O texto completo do edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura).



É a segunda vez que as agremiações concorrerão de forma democrática a recursos públicos para a realização do Carnaval de Rua em Fortaleza. Como diferencial, o edital de 2009 estabelece que elas vão concorrer entre si de forma igualitária, sem critérios de manifestação cultural ou tipo, como ocorreu no ano passado, quando maracatus só concorriam com maracatus, escolas de samba com escolas de samba, e assim sucessivamente.


 


A classificação será feita de acordo com a análise dos projetos apresentados. De acordo com a pontuação, as agremiações poderão receber por meio do edital R$ 22, 14, 10 ou 6 mil. Para participar do processo de seleção, além da documentação exigida pelo edital, é necessário que as agremiações já tenham participado de, no mínimo, dois carnavais de rua de Fortaleza, e que zelem pelo espaço público, respeitando a legislação local, com relação a horários, volume de som e preservação do meio ambiente.


 


Elaine Brito, coordenadora de Cultura Popular Tradicional da Secultfor, explica que serão melhor pontuadas as agremiações com mais tempo de existência e que tenham um maior envolvimento da comunidade, com ações continuadas. ''É uma forma mais justa de favorecer os mais organizados, que têm um trabalho durante o ano. Ao mesmo tempo, permite que os outros cresçam, é um estímulo para que eles se estruturem melhor'', afirma.



 


As agremiações que tiverem projetos contemplados pelo edital farão duas apresentações durante o Carnaval de Fortaleza. Além disso, deverão oferecer oficinas abertas à comunidade, como de percussão ou confecção de adereços. O edital também valoriza a cultura afro-descendente incluindo o afoxé como uma das manifestações do Carnaval de rua da cidade.


 


Mais informações pelos telefones 3105.1149 e 3105.1358.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Secultfor