Em posse de prefeitos do PCdoB, Chico Lopes destaca crescimento e desafios do partido no Ceará

O crescimento do PCdoB no Ceará e um grande desafio para o partido no Estado, a partir de 2009. É o que destacou o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) esta quinta-feira, 1º. de janeiro, ao participar das solenidades de posse de alguns dos prefeitos comun

É o caso de Crateús (a 353 km de Fortaleza), um dos municípios mais importantes do interior do Estado, onde o prefeito Carlos Felipe tomou posse em solenidade iniciada ao meio-dia. Presente à posse ao lado de nomes de destaque do PCdoB, como o senador Inácio Arruda e o deputado estadual Lula Morais, Lopes elogiou o discurso do prefeito eleito sob a legenda do 65, no único município cearense contemplado com uma obra de Oscar Niemeyer – um obelisco em homenagem à passagem da Coluna Prestes pela cidade.
 


“O prefeito Carlos Felipe tem um discurso de ir pra frente, de resgate das maiores possibilidades da cidade. Foi uma posse em clima muito promissor, de vontade de realizar um trabalho marcante pelo município”, avaliou Lopes, lamentando a derrota da coligação de apoio ao prefeito na disputa pela presidência da Câmara Municipal.
 


“Mas o mais importante é a disposição do prefeito em fazer uma administração sempre junto com o povo, deixando que o povo vá decidindo o que é melhor pra cidade. Sabemos também que na democracia a oposição tem uma grande importância, desde que seja uma oposição política, consciente, até ao prefeito, mas não aos interesses do município”.
 
 
Fortaleza: reeleição e festa popular
 


Já no final da tarde deste primeiro dia de 2009, Chico Lopes esteve presente à Câmara Municipal de Fortaleza, prestigiando a posse da prefeita Luizianne Lins (PT), reeleita para mais quatro anos na gestão da capital cearense.
 


“É uma conquista importante, uma vitória em primeiro turno, contra setores da direita que há tempos se articulam com o objetivo de vencer a disputa em Fortaleza. Foi um voto de confiança do povo, importante porque mostrou a compreensão da população da cidade quanto à administração e a confiança em quatro anos melhores, dentro desse projeto que reúne os partidos do campo popular”, ressalta Lopes, sobre a união de legendas na qual o PCdoB está incluído.
 


Lopes, que passou a virada do ano no Réveillon Popular da Prefeitura de Fortaleza, destacou ainda a grandiosidade e o clima de paz e harmonia na festa promovida no Aterro da Praia de Iracema, um dos grandes cartões postais da capital cearense.
 


“A oposição pode até ter suas críticas, embora a gente saiba que são muito mais por motivos políticos. Mas não dá pra negar que o fortalezense já adotou essa festa. Não como opção para quem não tem dinheiro para ir aos clubes, hotéis ou aos bifês, mas sim como um entendimento efetivo do direito do povo a comemorar o réveillon com a mesma qualidade, aberto ao público, com grandes artistas e toda a segurança”, elogiou.
 


“É um evento que movimenta a economia da cidade. E faz parte do crescimento político o ato de cada cidadão exigir o seu direito a usar a cidade, a viver grandes festas em espaços públicos. Nesse sentido, esse réveillon é um exemplo para o País”.


Maranguape e Maracanaú 


 
Após a solenidade na Câmara Municipal de Fortaleza, a agenda de Chico Lopes ainda previa participação nas posses de prefeitos de importantes municípios da
Região Metropolitana. Primeiramente, Maracanaú, uma das cidades de maior concentração industrial do Estado, cujo prefeito, Roberto Pessoa (PR), foi reeleito para mais quatro anos de mandato. Dali Lopes seguiria para Maranguape, também na Região Metropolitana de Fortaleza, onde às 20h toma posse mais um prefeito do PCdoB: George Valentim.
 


“O partido vence a disputa em um município muito importante, e com um bom quadro, que é George Valentim, uma pessoa jovem, com disposição de procurar caminhos para sair um pouco da administração anterior e propor coisas novas pra Maranguape”, considera Lopes. “O fortalecimento do turismo, que pede inclusive melhorias em infra-estrutura, é um dos desafios do novo prefeito, para movimentar a cidade e gerar emprego e renda para os moradores”.
 


Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE