Venezuela expulsa embaixador israelense por ofensiva em Gaza
O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela divulgou nesta terça-feira (6) nota com a decisão do governo do presidente Hugo Chávez de expulsar o embaixador de Israel e parte dos funcionários da embaixada.
Publicado 07/01/2009 09:36
“O governo da República Bolivariana da Venezuela decidiu expulsar o embaixador de Israel e parte do pessoal da embaixada de Israel na Venezuela, reafirmando sua vocação para a paz e a exigência de respeito ao direito internacional”, diz a nota.
No documento, o governo venezuelano também acusa Israel de fazer “terrorismo de Estado” e de violar o direito internacional com a ofensiva em Gaza.
Na nota, a Venezuela pede que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aplique “medidas urgentes e necessárias para deter a invasão do Estado Israel contra o território palestino”.
O Ministério assegurou ainda que o comportamento de Israel representa uma “flagrante violação do Direito Internacional” e uma “utilização planificada do terrorismo de Estado, com o qual este país se colocou à margem do concerto das Nações”.
“Com o genocídio do povo palestino, o Estado de Israel nunca poderá oferecer a seu povo a perspectiva de uma paz necessária e duradoura”, finalizou o comunicado.
Da redação, com agências