Metalúrgicos de Caxias se mobilizam contra demissões
O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, filiado à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), dará largada na segunda-feira (19) a uma mobilização da categoria, com a entrega de panfletos e a realização de discu
Publicado 17/01/2009 20:08
Os materiais esclarecerão a situação atual de ameaça de postos de trabalho e convocarão os trabalhadores a participarem de um protesto, marcado para o dia 30 de janeiro.
Os detalhes da manifestação não estão fechados — e muitos, estrategicamente, não podem ser divulgados —, mas o presidente da entidade, Assis Melo, que também é vereador pelo PCdoB, adianta que haverá paralisações em empresas caxienses.
Em paralelo a essa mobilização, o Sindicato dos Metalúrgicos pretende constituir um comitê, com a presença de sindicatos de outras categorias, empresários e comunidade, para discutir alternativas para aplacar as demissões.
“Queremos discutir a verdadeira razão dessas demissões, se é realmente motivada pela crise, e garantir o emprego e a renda dos trabalhadores”, afirma Assis Melo, acrescentando que as alternativas também passam pelo esforço do governo federal no sentido de baixar juros e impostos e diminuir a jornada de trabalho sem reduzir os salários.
Sobre a possibilidade de perda de benefícios com a contrapartida de manutenção de empregos, Assis Melo é contra e até ironiza.
“Pedir esmola para pobre é difícil. Vamos abrir mão do que se não temos nada?”, questiona, garantindo que a diminuição de salários seria prejudicial à economia, uma vez que desestimularia o consumo.
Fonte: O Pioneiro