Ministro discutirá desenvolvimento com empresários sergipanos

O ministro de Assuntos Estratégicos do Governo Lula estará em Aracaju na próxima segunda-feira, 19. Na oportunidade, a convite da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe – Acese – ele participará do almoço com os membros do Fórum Empresarial no Hote

Nesse contexto, o papel dos estados federados e da sociedade civil é fundamental.
No almoço com os empresários sergipanos, assim como o tema acontecido em outros Estados, serão focados temas como a organização de um novo modelo de agricultura irrigada, a construção institucional, via Estado, de um modelo industrial que tenha redes de pequenas e médias empresas como sua base, a discussão de um novo modelo de ensino médio e de colaboração federativa, a construção institucional dos próximos passos, baseados na capacitação e na ampliação de oportunidades, das políticas sociais de transferência de renda, e, por fim, apresentar um projeto estruturante que enxergue nas grandes obras de infraestruturas e industriais, não como fins em si mesmos, o que pode gerar um modelo de economia de enclave, mas que enxergue as vocações locais para o desenvolvimento regional dentro de uma estratégia nacional.


 


Visando difundir estes novos modelos de desenvolvimento para todos os Estados, o ministro tem se reunido com todos os governadores, e seus respectivos secretários de Estado, no sentido de encontrar experiências já existentes e de construir iniciativas conjuntas. Em Aracaju, o ministro estará com o governador Marcelo Déda e com o prefeito Edvaldo Nogueira. A expectativa é de que a partir destas visitas, sejam identificadas estratégias de como ancorar o social na organização do econômico.


 


Segundo assessores de Roberto Mangabeira, Sergipe é prioritário nestas visitas, porque o ministro defende a retomada de uma agenda de desenvolvimento conjunto para o Nordeste brasileiro, de modo a superar o perfil compensatório, fazendo com que seja visto, tal qual a região amazônica, como vanguarda de um novo modelo de desenvolvimento para o País.


 


Fonte: Jornal da Cidade.