Parlamentares do mundo se encontram no Fórum Mundial em Belém
Deputados e senadores de vários países estarão reunidos em Belém (PA), de 28 a 30 deste mês, no Fórum Parlamentar Mundial – evento que ocorre paralelamente ao Fórum Social Mundial (FSM). Para a líder do PCdoB na Câmara, deputada Jô Moraes (MG), que par
Publicado 20/01/2009 15:48
“Os FSM têm sido uma oportunidade ímpar de integração política e social dos povos e, no caso dos fóruns parlamentares, que integram a programação, há um acúmulo de discussão não apenas dos projetos de desenvolvimento dos países como de legislações específicas”, afirmou.
Entre os temas que serão discutidos estão processo de integração regional, institucionalidade democrática da integração, parlamentos regionais e os movimentos migratórios mundiais. Serão debatidos ainda projetos de desenvolvimento e políticas de segurança.
Também estarão na pauta de discussões entre os parlamentares o presente e futuro da Amazônia. Eles vão discutir projetos de desenvolvimento, integração regional, comunicação, paz e política de segurança, mudanças climáticas e biodiversidade, e populações tradicionais.
Outro objetivo do Fórum Parlamentar é estreitar o relacionamento entre os representantes do poder legislativo e as organizações sociais que participam do Fórum Social Mundial.
Futuro da Amazônia
A deputada Elcione Barbalho, do PMDB do Pará, que participará do encontro, destaca a importância das discussões dos dois fóruns para futuro da Amazônia. “Nós somos porta-vozes daquilo que a Amazônia precisa para se desenvolver. É preciso que o Parlamento e gestores se envolvam para que a gente possa dizer o que é que a Amazônia quer para ela.”
Sobre a discussão acerca do meio ambiente e da Amazônia, Jô Moraes destaca que o debate deve se fixar em dois parâmetros: “o de elevar a consciência ambiental de preservação deste que é patrimônio inestimável da humanidade e o de combate a qualquer tipo de intervencionismo das potências em relação à Amazônia”, rechaçando a ideia disseminada entre os países ricos de que a Amazônia não pertence aos paíes da América Latina.
“A Amazônia é de cada povo que tem em seus países o privilégio de compartilhar essa área”, disse, enfatizando que “a Amazônia é dos países latino americanos que tem em seu solo essa riqueza.”
Crise econômica
A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), outra que irá ao encontro, acredita que, além das questões ambientais, o Fórum Parlamentar Mundial deve discutir também a crise econômica norte-americana e sua influência sobre os países em desenvolvimento. Ela acredita que o foco dos debates nos dois encontros será os impactos regionais da crise financeira e a gestão de Barack Obama, que toma posse, nesta terça-feira (20), na Presidência dos Estados Unidos.
Esta é a sexta edição do Fórum Parlamentar Mundial, que foi realizado pela primeira vez na cidade Porto Alegre (RS), em 2001, com a presença de parlamentares de diferentes partidos de todos os continentes, identificados com o processo do FSM. Os eventos seguintes, em Porto Alegre (2002 e 2003), Mumbai (2004) e Porto Alegre (2005), foram um importante espaço de discussão de uma agenda social para o mundo atual.
De Brasília
Márcia Xavier
Com Agência Câmara