Mostra de Bois e Reisados movimenta brincantes de Sobral no mês de Janeiro
A manifestação do reisado em Sobral remonta ao século dezenove e está ligada aquilo que Capistrano de Abreu chamou de “civilização do couro”. Com características muito próprias, o reisado, chamado em Sobral de Boi, atravessou os séculos e chegou aos dias
Publicado 26/01/2009 10:34 | Editado 04/03/2020 16:35
Neste ano de 2009 cento e vinte grupos de boi se inscreveram para participar da Mostra de Bois e Reisados que acontece anualmente. Todas as noites desfilam pela cidade e pelos caminhos da zona rural, com suas Donanas, Burrinhas, Báscarrascos, Caburés, Índios, Galantes e Vaqueiros, num cortejo de cores e alegria que remonta aos elementos da farsa medieval. Parecem saídos do passado, rostos pintados de preto, as escandalosas Donanas, os desafios dos Vaqueiros, os Galantes com suas roupas coloridas e seus espelhos reluzentes, os magníficos Bois, imensos alguns, modestos e pequenos os dos bois-mirins.
Até o dia 31 de janeiro, quando acontece no município a Mostra que reúne num único local todos os brincantes, numa multidão colorida e enfeitada, os brincantes do boi continuarão dançando e cantando, a burrinha em seu passo cadenciado, a donana correndo atrás dos meninos e o caburé fechando o cortejo e a dança, feio e desengonçado, anti-herói e anti-galã da farsa popular.
Fonte: Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral