Piauí vai sediar congresso internacional
A arqueóloga e presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), Niède Guidon, ficou muito satisfeita com a estrutura do Congresso Internacional de Arte Rupestre (Ifrao), apresentada pela Secretaria de Turismo (Setur), na manhã desta segunda-feir
Publicado 26/01/2009 16:13 | Editado 04/03/2020 17:02
O projeto, apresentado através de maquete digital, prevê uma área total de 15 mil metros quadrados, incluindo área de inscrição, recepção, salas de apoio, passarelas, auditório climatizado com 800 metros quadrados, área de administração, alojamentos, salão de exposição, entre outros. A área montada terá cinco mil metros quadrados. O projeto foi elaborado pela empresa Extand. “É um moderno projeto, totalmente adequado às necessidades do evento que tem todo o apoio do Estado”, destaca o secretário de Turismo, Sílvio Leite.
Além das dependências da Fundham, o congresso utilizará áreas da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). O secretário de Turismo garantiu que o projeto deve ser entregue em junho e, ainda, a conclusão de pista e estação provisória do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato. “Teremos à disposição mais de 500 leitos para hospedagem, além de alojamento com capacidade para 480 pessoas e residências que serão cadastradas com apoio do Sebrae”, acrescentou.
O Congresso Internacional de Arte Rupestre reunirá pesquisadores, estudantes e outros interessados no estudo, conservação e divulgação das manifestações rupestres, que apresentarão seus trabalhos e informações relacionadas com todos os continentes. Os novos métodos de pesquisa, de interpetação, as novas descobertas, o desenvolvimento científico relacionado com seu estudo e a dinâmica da criação e difusão cultural poderão ser relacionados e comparados durante este encontro.
Programa Preliminar
* 4 dias de apresentações acadêmicas em sessões simultâneas
* Conferências abertas ao público
* 1 dia de excursão aberta ao público
* Exposição de pôsteres, apresentação de vídeos
* Galeria de artistas
* Venda e exposição de livros
* Excursões antes e após o congresso
* Reunião anual da Ifrao
As inscrições poderão ser feitas através do e-mail [email protected].