Rosemberg Cariry assume o cargo de presidente do Congresso Brasileiro de Cinema

Um cineasta cearense como presidente do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC). Rosemberg Cariry foi eleito o mais novo presidente da associação que reúne mais de 50 entidades brasileiras da área e que já teve no comando nomes como Gustavo Dahl, Assunção He

Referência quando se fala em cenário audiovisual cearense, Rosemberg Cariry é filósofo de formação, mas foi no universo cinematográfico que consolidou seu nome. Estreou no cinema na década de 1970 com documentários em curta sobre artistas populares e manifestações artísticas do Ceará e do Nordeste. Em 1986, realizou o primeiro longa, ainda no formato documetário, “A Irmandade da Santa Cruz do Deserto”. A primeira ficção veio com “A Saga do Guerreiro Alumioso”. Seu trabalho mais recente é o premiado “Siri-ará”


 


Promoção de ações


 


Além da eleição dos novos representantes, o Congresso Brasileiro de Cinema aprovou um novo estatuto de regimento interno e definiu os planos de metas iniciais para a gestão. Entre eles, estão a realização de um mapeamento do audiovisual, intensificação das ações políticas e promoção de ações nos setores de formação e capacitação, difusão, preservação e memória e diversidade cultural. Uma das principais atividades do CBC é um encontro periódico realizado bienalmente, que funciona como um dos mais importantes espaços para a discussão e a reflexão dos rumos políticos, econômicos, culturais e sociais do audiovisual brasileiro.


 


Fique por dentro – O que é o Congresso Brasileiro de Cinema?


 


Fundado em 2000, o Congresso Brasileiro de Cinema (CBC) é um fórum permanente de debate e proposição de políticas audiovisuais e tem como principais objetivos: promover o desenvolvimento sistemático das atividades cinematográficas e audiovisuais; realizar pesquisas e estudos sobre tais atividades em seus aspectos institucionais, econômicos, mercadológicos, tecnológicos, psicossociais e culturais, entre outros; contribuir para a formulação de políticas públicas para o audiovisual; contribuir para as relações institucionais entre organizações não-governamentais, organismos corporativos e entidades privadas, promovendo reuniões, encontros, simpósios etc.; promover troca de experiências entre os profissionais do setor; e incentivar e promover gestões para o fortalecimento e valorização de festivais brasileiros etc. Um dos frutos do CBC foi a criação da Agência Nacional do Cinema (Ancine).