Cúpula da Alba avalia metas para 2009
A Cúpula da Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA) se juntará ao governo do Equador e a outros países da região convidados para avaliar nesta semana, em Caracas, as metas do grupo para 2009 e os planos para enfrentar a crise econômi
Publicado 03/02/2009 13:32
Estiveram presentes os presidentes Hugo Chávez, Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador), Manuel Zelaya (Honduras), Daniel Ortega (Nicarágua), o premiê de Dominica, Roosevelt Skerrit, e o primeiro vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura.
Antes do início das atividades, as delegações estrangeiras presentes assistiram aos atos pelo décimo aniversário da ascensão ao poder de Chávez, no dia 2 de fevereiro de 1999.
Também se debaterá sobre o projeto do sistema Sucre, uma unidade de contas comum, que deve desembocar em um sistema monetário do grupo. À tarde, as delegações conheceram os avanços conquistados em 2008 pela Alba, sobretudo os avanços de suas empresas para a produção industrial e de alimentos.
Também se abordarão elementos de proteção financeira e econômica para permitir aos países da área enfrentar, nos anos 2009 e 2010, as conseqüências da crise econômica do capitalismo.
Fonte: Agência Prensa Latina