Sem categoria

Prêmio Goya vai para del Toro por Che, o argentino

O porto-riquenho Benicio del Toro ganhou neste domingo (1º) Prêmio Goya de Melhor Ator por seu trabalho no filme Che, o argentino, do diretor americano Steven Soderbergh. O prêmio é fornecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográfica da E

Del Toro, vencedor na mesma categoria do recente Festival de Cannes, na França,  competiu pelo Goya com os atores espanhóis Javier Cámara (Fora de carta), Raúl Arévalo (Os girassóis cegos) e Diego Luna (Só quero caminhar).

Che, o argentino também se apoderou do Goya para a melhor direcção artística, que foi para Antxón Gomez.

O filme de Soderbergh estava indicado igualmente para as categorias de melhor roteiro,  trilha sonora e direção de produção.

A obra sobre o guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara, que estreou em setembro na Espanha, com boa acolhida, se manteve entre os primeiros na bilheteria durante várias semanas.

Por outro lado, o filme chileno A boa vida, dirigido por Andrés Wood, ganhou o Prêmio Goya de melhor filme latino-americano.

A produção chilena competiu nesta categoria com filmes de Federico Veiroj Acne (Uruguai), Lake Tahoe (Fernando Eimbcke, México) e Cão come cão (Carlos Moreno, Colômbia).

O trabalho de Wood conquistou em novembro passado o Colombo de Ouro, o mais importante prêmio do Festival de Cine Iberoamericano na cidade espanhola de Huelva.

Fonte: Prensa Latina (http://www.prensa-latina.cu)