Maranhão: CTB e CUT juntas na eleição do Sindicato dos Professores

Dirigentes da CTB e CUT formalizaram nesta terça, 3, o compromisso em construir uma chapa com integrantes indicados pelas duas centrais para disputar o 3º Congresso dos Trabalhadores na Educação no Maranhão.

O 3º Congresso dos Trabalhadores na Educação do Maranhão, que acontecerá entre 13 e 15 de fevereiro, será palco de uma aliança entre sindicalistas da CTB e setores cutistas maranhenses. Na tarde desta terça, 3, dirigentes das duas centrais trataram do assunto e confirmaram a composição.



O atual presidente do Sindicato da categoria, Odair José, explicou que a situação política do Maranhão e o seu reflexo na atividade sindical levaram à conclusão de que era necessária uma aliança com outros setores do movimento. ''Na atual diretoria temos dirigentes filiados a várias concepções partidárias e a diferentes linhas de atuação sindical, mas o que fizemos agora foi buscar uma maior organicidade dessa intervenção,identificando claramente uma aliança de forças políticas'', disse.



O presidente da CUT no Maranhão, Nivaldo Araújo, elogiou a iniciativa dos militantes da CTB que propuseram o entendimento. ''O movimento sindical na educação se fortalecerá ainda mais'', previu.



O sindicalista Fernando Silva, cotado para ser candidato a vice-presidente da entidade, considera que a unidade dos militantes da CTB e CUT no Congresso do Sinproesemma ''tem um alcance estratégico, pois tem condições de colocar o movimento sindical combativo no centro dos acontecimentos políticos do Maranhão''.