Nivaldo Santana: o atual cenário das centrais sindicais
O balanço do dia 3 de fevereiro do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) sobre o processo de regularização das filiações dos sindicatos apontava os seguintes números: 1) CUT, 1636 filiações (38%); 2) Força Sindical, 936 (22%); 3) Nova Central, 602 (14
Publicado 03/02/2009 21:39
Revendo posição anterior e se curvando à realidade, a Conlutas quer se juntar à Intersindical para, segundo eles, “a conquista do reconhecimento como Central de Trabalhadores perante o Estado”.
Estes números representam o total de entidades sindicais, mas não apresentam dois dados fundamentais: a quantidade de trabalhadores que cada uma representa e o total de trabalhadores sindicalizados de cada central sindical.
A CTB — Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil — tem mais de 530 entidades filiadas, mas parte delas com pendências com o MTE. A prioridade da central para esse período é a ampliação da filiação em todos os estados e regularização das CTBs estaduais.
Neste ano de 2009, está definido o seguinte calendário para a CTB: até abril definição dos critérios de participação no Congresso e elaboração da tese; de junho a agosto, realização dos encontros estaduais (pauta básica: preparação para congresso nacional, eleição da nova direção ou ratificação da direção eleita anteriormente, definição do plano de organização da CTB no Estado, plano de lutas); 18 a 21 de setembro: realização do Congresso; 22 a 24 de setembro: Encontro “Nuestra América”, com centrais sindicais classistas da América Latina e Caribe.
Na agenda, um dado importante: o congresso da Contag, em março deste ano.