Sem categoria

Tucanos em queda: Serra e Aécio recuam na pesquisa Sensus

A 95ª rodada da pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira (3) exibe, ao lado da quinta melhoria consecutiva da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que bate nos 84%, uma real novidade: os tucanos, José Serra e A

Na pesquisa espontânea Serra foi de 10,6% em dezembro último para 8,7% agora. Aécio evoluiu de 4,1% para 3,9%.

É verdade que na espontânea Dilma ainda é quase um traço, 2,5%. Mas em dezembro ela tinha 1,7%. Enquanto Lula, seu cabo eleitoral número um, evoluiu de incríveis 20,4% para inacreditáveis 21,3% quando o eleitor pode escolher qualquer nome para presidente em 2010.

Onze quedas, dentro da margem

Em todos os cenários indagados pela pesquisa estimulada – onde o entrevistador mostra um cartão com os nomes de determinados candidatos – os resultados foram desfavoráveis aos candidatos tucanos. Serra recuou nos seis cenários em que figura, e Aécio nos cinco em que seu nome aparece.

Todas estas variações aconteceram dentro da margem de erro da pesquisa CNT-Sensus, de dois pontos para mais ou para menos, o que exige uma diferença de quatro pontos para consolidar uma mudança. Porém onze oscilações na mesma direção, para o primeiro turno e o segundo, devem estar preocupando os comandos políticos dos governadores de São Paulo e Minas Gerais.

Os presidenciáveis da base de Lula

O inverso acontece com a ministra-chefe da Casa Civil: Dilma oscila positivamente nos quatro cenários em que aparece – dois no primeiro turno e dois no segundo. No primeiro cenário, figura pela primeira vez em segundo lugar.

Entre os demais presidenciáveis da base do presidente, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) oscilou positivamente nos quatro cenários em que seu nome foi apresentado, depois de ter perdido terreno em edições anteriores da pesquisa. O ministro Patrus Ananias (Combate à Fome)se manteve estável no único cenário que contém seu nome. E a ex-ministra Marta Suplicy (Turismo) oscilou pouco mais de um ponto para baixo nos dois cenários em que aparece.

É num destes cenários, contra Marta e Aécio, que a vereadora e (Maceió) e presidente do Psol, Heloísa Helena, mostra uma evolução positiva, de 0,8 ponto. Nos outros seis cenários ela perde posições, sempre dentro da margem de erro.

A fotografia e o filme

Por outro lado, os candidatos tucanos aparecem com a maior pontuação em todos os cenários pesquisados, para o primeiro turno e o segundo. E em apenas dois cenários estão em empate técnico, nos dois casos com Heloísa. Esta aparece sempre em segundo lugar, às vezes em empate técnico, às vezes não. Ao passo que os candidatos da base de Lula figuram sempre na terceira colocação, ou na melhor das hipóteses em empate técnico na segunda.

Em resumo, a 95ª rodada da pesquisa CNT-Sensus é tranquilizadora para os tucanos e estimulante para Heloísa. Vista como filme, aponta para uma eleição disputada. E deixa o PSDB na torcida para que a crise derrube a megapopularidade de Lula.


Fonte: www.cnt.org.br


 


Clique aqui para ver em PDF o relatório completo da pesquisa CNT-Sensus