TO: Dona Raimunda deixa UTI.

 A lider camponesa e das quebradeiras de coco babaçu deixou a UTI em Imperatriz-MA.

Dona Raimunda deixou hoje a UTI do hospital, em Imperátriz-MA, onde estava internada desde a semana passada por complicações decorrentes do diabétes e pressão alta. Ela continua internada na enfermaria e segundo os médicos ainda inspira cuidados.


 


Ela é a mais destacada das lideres das camponesas quebraderias de côco babaçu no Bico do Papaguaio. A luta delas decorre de meio século atraz quando foi descoberto o potêncial energético deste côco por parte de empresas de grande porte.


 


O azeite do babaçu já é conhecido como combustivel pela sabedoria popular desde antes da colonização. A partir da década de 1950 os latifundiários da região começaram a espulssar de suas terras as quebradeiras isso causou revolta e indignação da população local. Parabolas com os fazendeiros e as catadeiras de babaçu eram utilizadas pelos guerrileilhos para esclarecer sobre as reias intenções do movimento.


 


Apesar de ser contemporânea da guerrilha e de ter feito parceria de lutas com o Pe. Josimo Tavares(perseguido e assassinado pelo latifundio), Dona Raimunda só ficou conhecida nacionalmente após ser personagem central de um documentário premiado no projeto DocTV.


da Redação