MEC poderá adotar livro dirigido a alunos do semi-árido

A Rede de Educação do Semi-Árido Brasileiro (Resab) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) dialogam com o Ministério da Educação para inserir o livro “Conhecendo o Semi-Árido” no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O obejtivo é impla

O livro é dirigido para alunos da 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. “Conhecendo o Semi-Árido” é uma iniciativa da Resab que traz, com a colaboração de professores, pedagogos e pesquisadores, informações sobre a diversidade, a cultura, a história, as vivências do povo o sertanejo com a estiagem e apresenta alternativas  para a permanência das pessoas numa das áreas mais pobres do País.



O escritório da Unicef para os Estados da Bahia e Sergipe vem dando apoio à ideia de contextualização de conteúdos relacionados à realidade dos estudantes. Para o representante da Unicef no Nordeste, Ruy Pavan, os livros didáticos devem refletir o contexto em que a criança está inserida: “Não pode existir um livro no semi-árido que fale de neve no inverno. Assim não há identificação com a criança. A capacidade de aprendizado aumenta quando os assuntos são apresentados de forma contextualizada, pois o aluno percebe que o mundo em que vive está também dentro da sala de aula.”



Fase experimental – Em 2006 foi realizado um “teste de recepção” com 4.080 crianças de 17 municípios de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A secretaria executiva da Resab considerou “positiva” a aceitação por professores, pais e alunos. “Conhecendo o Semi-Árido” está sendo utilizado em caráter experimental nos municípios de Poço Verde e Simão Dias, em Sergipe. A partir deste ano, a Prefeitura Municipal de Picuí, na Paraíba, decidiu implantar o livro.