PCdoB/CE pleiteia espaço na chapa majoritária em 2010
O partido reage à intenção do PT de indicar um candidato ao Senado em 2010, além de manter a posição de vice-governador
Publicado 02/03/2009 14:24 | Editado 04/03/2020 16:35
Com um olho no peixe e o outro no gato. Tendo como estratégia, traçada desde 2006, o projeto de concorrer e se fortalecer em eleições majoritárias, o PCdoB do Ceará quer concorrer a uma das vagas no Senado que estarão em disputa no próximo ano. Caso o PT mantenha a disposição de indicar um candidato a senador, o PCdoB quer que os petistas abram mão do posto de vice na chapa encabeçada pelo governador Cid Gomes (PSB), em 2010.
O senador Inácio Arruda (PCdoB) reconheceu que o petista Francisco Pinheiro, atual vice de Cid, deve ter prioridade para continuar exercendo a função. Entretanto, avaliou que seria ''exagerado'' se o PT quisesse mantê-lo no cargo e, além disso, ainda tentasse emplacar um nome para uma das duas vagas que estarão em disputa no Senado – a outra já é de Eunício Oliveira (PMDB), que conseguiu garantir apoio de todo o bloco cidista.
É natural que todos os partidos queiram indicar alguém. O PT é um partido forte, mas é preciso considerar que seus aliados também precisam crescer. Com o PMDB, comporíamos uma chapa de centro-esquerda com tudo para ser bem aceita'', disse Inácio ao O POVO, durante fórum realizado pelo PCdoB com prefeitos do partido, no último sábado. De acordo com o presidente estadual da sigla, Carlos Augusto Diógenes, conhecido como Patinhas, as discussões ainda não foram oficializadas, mas ''o PCdoB decidiu que irá sugerir, sem arrogância'', a candidatura do deputado federal Chico Lopes ao Senado. ''É uma pessoa querida pela população, um nome forte, que tem chances concretas. Mas tudo vai depender do entendimento dos partidos'', considerou.
Partido
Diógenes acrescentou que o partido também está colocando na ponta do lápis as potencialidades de seu quadro de filiados para avaliar a melhor maneira de participar das eleições proporcionais. ''Podemos ter até 30 candidatos a deputado estadual'', apostou. Mesmo satisfeito com a vitória de cinco prefeitos e quatro vices no pleito de 2008, o líder do PCdoB no Ceará disse que, a partir de março, começa uma campanha para atrair novos filiados para o partido, principalmente no Interior.
Encontro
O PCdoB reuniu, no último sábado, prefeitos e vice-prefeitos eleitos pela legenda em 2008. O objetivo era apresentar aos novos gestores experiências administrativas de sucesso nas áreas de educação e saúde. Durante o evento, não faltaram críticas ao capitalismo e à crise financeira mundial.
Para PT, é ''natural'' ficar com espaços
Enquanto o PCdoB quer que o PT ceda uma das duas principais vagas a serem disputadas em 2010 pelos aliados do bloco liderado pelo governador, Cid Gomes (PSB), – uma das cadeiras no Senado e a vice-governadoria – o presidente estadual do PT, Ilário Marques, vê como ''natural'' que o PT fique com ambas. Para ele, as eleições no Ceará devem se encaminhar para a seguinte configuração: manutenção da chapa PSB-PT para o Governo e dobradinha PT-PMDB para as duas vagas no Senado em disputa.
O próprio Ilário e o ministro da Previdência, José Pimentel, que é também deputado federal licenciado, são os dois nomes mais cotados para disputar uma cadeira no Senado pelo PT. Enquanto o presidente do partido já disse que gostaria de ser o candidato, o ministro afirmou que sua intenção é concorrer novamente uma vaga na Câmara dos Deputados.
Ilário se coloca ''à disposição do partido'', lembrando que é um ''histórico'' do PT, já tendo sido deputado estadual duas vezes e prefeito de Quixadá por três mandatos. Ele também afirmou ''não ter motivação'' para se lançar candidato a deputado estadual ou federal. Ilário, contudo, disse não ser um ''candidato nato'' nem considerar que a vaga seja sua.
Ele afirmou que o nome deve ser discutido pelo partido e que apoiaria Pimentel, caso o nome dele venha a ser escolhido para a disputa. ''Não é uma questão de ceder (a vaga). O Pimentel tem um excelente perfil, tem uma visibilidade extraordinária e acho que seria um nome ideal para ser o nosso candidato'', disse.