Dia Nacional do Jornalista tem parecer favorável
“Não há exagero em afirmar que a profissão de jornalista é essencial ao Estado Democrático de Direito e à própria democracia. Na sociedade contemporânea, informação é poder – o que confere ao trabalho de apurar e disseminar informações o caráter de ati
Publicado 08/03/2009 16:48
O projeto tem tramitação conclusiva e encontra-se na comissão de Educação do Senado. O relator, Senador Gerson Camata (PMDB-ES), apresentou voto favorável na segunda-feira (2) à proposta, e lembrou o centenário da ABI completado em 7 de abril de 2008, afirmando que a entidade “conta com o respeito e admiração de toda sociedade brasileira”, principalmente pela defesa que faz do Estado de Direito.
O deputado Fernando Ferro afirma que o jornalismo é hoje talvez o principal instrumento de viabilização do exercício dos direitos e garantias fundamentais da liberdade de imprensa, de opinião e expressão. Ele comemora o fato de ter sido procurado pela categoria para elaborar esta proposta.
“No Brasil, há uma série de datas tidas como comemorativas da profissão de jornalista. Contudo, a reconhecida pela categoria e divulgada porsuas entidades de classe é o dia 7 de abril.
Desse modo, a fixação em lei federal de um dia nacional dedicado aos jornalistas tem o objetivo de definir uma data uniforme para o País render homenagem a essa profissão, tão essencial à democracia e, ao mesmo tempo, tão dura e desgastante para os que a desempenham. A escolha do dia 7 de abril, atende ao desejo da categoria”, finaliza.
Fonte: Agência Câmara