Curso de Formação da UJS Fortaleza promoveu debates e estudos sobre o Socialismo
Ficou impossível não notar a satisfação estampada no rosto dos militantes que participaram do Curso Municipal de Formação da UJS de Fortaleza/CE, realizado nos dias 07 e 08 de março. Filmes, leituras, exposições e debates tornaram mais interessante o apre
Publicado 11/03/2009 09:59 | Editado 04/03/2020 16:35
Nos três blocos de aula foram debatidos o papel do trabalho na formação dos homens e da sociedade; a história do Brasil na ótica das lutas pela liberdade; e o desenvolvimento do socialismo até os nossos dias, tanto da teoria quanto das experiências – o socialismo real -, ressaltando a necessidade da construção de um socialismo original, com a cara do povo brasileiro.
Batizada de turma Helenira Rezende – em homenagem à guerrilheira que combateu e tombou nas selvas do Araguaia – o grupo demonstrou grande interesse no estudo da teoria revolucionária, facilitando, dessa forma, o desenvolvimento das questões abordas no curso. Outro fator que contribuiu com sucesso da atividade foi a presença do professor e historiador Evaldo Lima e da socióloga Maria Pereira que, com grande acúmulo de informações, facilitaram a compreensão dessas questões.
Para Ana Carolina, Diretora de Formação da UJS Fortaleza, “essas atividades são fundamentais para o crescimento individual de cada militante e, consequentemente, da própria entidade”. Sua perspectiva é a realização dos cursos semestralmente. “Mas a política de formação passa por outras atividades, tais como: grupos de discussão, seminários, debates, entre outras”, complementou.
De Fortaleza
Flavio Vinícius