Lula Morais homenageia centenário de Patativa com Sessão Solene na AL

O deputado Lula Morais convida todos amantes da cultura popular para participarem, no dia 12 de março, quinta-feira, às 15 horas, na Assembléia Legislativa, de uma Sessão Solene em homenagem ao centenário de Patativa do Assaré.

Na ocasião, o filho de Patativa, Geraldo Gonçalves da Silva, receberá comenda da Assembléia Legislativa. A Sessão contará também com a apresentação do violonista Cainã Cavalcante, que lembrará algumas das obras mais famosas do poeta popular.


 


Há cem anos, nascia Antonio Gonçalves da Silva, Patativa do Assaré. O menino pobre, filho de agricultores, cego do olho direito ainda criança, órfão de pai aos oito anos. Mesmo com todas as adversidades de uma realidade nada fácil, transformou-se no maior poeta popular do Brasil.


 


De acordo com o deputado Lula Morais, nada mais justo que recordar este ilustre cearense que tanto contribuiu para divulgar os costumes do homem do sertão de uma forma profunda.


 


“Tenho a honra de ser o autor da Lei Estadual que instituiu 2009 como “Ano Patativa do Assaré”, além de sugerir a criação da comenda denominada “Medalha Patativa do Assaré” a ser concedida anualmente, sempre no dia do aniversário de Patativa, a poetas, contadores, repentistas, trovadores e artistas que se destaquem no fortalecimento da cultura popular”, destaca o deputado.


 


Patativa foi homem e poeta do seu tempo e do seu meio. Conseguiu através de sua obra ser entendido, entre os mais simples aos intelectuais. Sua poesia aproxima o popular do erudito. O cantador de viola que improvisava desde os dezesseis anos de idade deu à sua poesia uma dimensão épica, sempre expressando os sentimentos do seu mundo e do seu povo.
 
  
Fonte: Assessoria do Deputado Lula Morais