UBM promove debates e panfletagens nos municípios do Rio
No último domingo (8), a União Brasileira de Mulheres comemorou fortemente o Dia Internacional da Mulher. Em quatro municípios – Rio de Janeiro, Niterói, Campos e Macaé – grandes atividades marcaram a luta da mulher contra a opressão e por direitos igu
Publicado 11/03/2009 20:53 | Editado 04/03/2020 17:04
Na capital do estado, a UBM ocupou diversas lonas culturais. A UBM, através de sua coordenação, levou para as Lonas Culturais temas polêmicos como aborto, a mulher nos espaços de poder, violência contra a mulher e a crise econômica.
No dia 8, a UBM organizou, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Coordenador das Lonas Culturais, Sérgio Ricardo, as atividades nos bairros de Santa Cruz, Bangu, Realengo, Guadalupe, Vista Alegre e Ilha do Governador, que contaram com shows de cantores e escolas de samba locais, apresentação de danças, teatro e recital de poesias.
Segundo a coordenadora da UBM/Carioca, Helena Piragibe, “a UBM apresentou durante o debate suas bandeiras provocando saudável discussão e reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. Hoje, apesar das conquistas e dos avanços, precisamos estar vigilantes para conquistar nossos espaços e direitos e não permitir retrocessos”.
Niterói, Macaé e Campos
Em Niterói, o evento foi comemorado na praia de Icaraí com um belo dia de sol. As mulheres da UBM montaram uma tenda e distribuíram o documento nacional da entidade sobre o Dia Internacional da Mulher.
O sol também esteve presente, em Macaé, na praia dos Cavaleiros. Com um grande público presente, as mulheres divulgaram a revista Presença da Mulher e distribuíram brindes, como sacolinhas e camisinhas.
Em Campos, a UBM participou no dia 7 de uma caminhada organizada pelo Conselho Municipal da Mulher, depois visitou o mercado municipal e participou de um programa de rádio. A entidade distribuiu panfletos, a revista Presença da Mulher e chaveiros.
A coordenadora estadual da UBM, Irene Cassiano, considerou positiva as atividades no estado: “nossas companheiras e companheiros atenderam a convocação que fizemos e apresentaram as propostas da entidade em diversos lugares, mostrando que a UBM está viva e forte no estado”.