Empresas de telefonia e bancos lideram ranking de reclamação
Empresas de telefonia e instituições financeiras continuam sendo a pedra no sapato do consumidor. Procon-GO divulgou o ranking estadual de reclamações referentes ao período de 13/03/2008 a 12/03/2009. Na lista, constam 10 empresas campeãs de reclamações n
Publicado 15/03/2009 18:25
O maior número de reclamações contra instituições financeiras é com relação a cálculos e falta de entrega de contrato. No serviço de telefonia, os consumidores se queixam a respeito da má prestação de serviço, em especial o já conhecido problema de atendimento nos call-centers.
Gerente de atendimento do Procon-GO, Sara Ximenes diz que ranking continua muito igual a de anos anteriores, com telefonia e instituições financeiras liderando com folga. Dentre os destaques está a empresa Itaú, que ocupa terceira e quarta posições. Itaucard aparece com 3.379 atendimentos, e Banco Itaú, com 3.265.
A assessoria da empresa, por meio de nota, afirmou que a posição do Itaú no ranking mostra que a instituição precisa trabalhar ainda mais na melhoria da qualidade de atendimento. A assessoria do banco diz que a quantidade de reclamações é pequena em relação ao total de clientes ativos e ao volume de transações de conta-corrente, poupança, cartões e demais operações e entende que cada queixa deve ser tratada com sensibilidade e seriedade.
Insatisfação
No ramo de empresas de telecomunicação, a Vivo figurou entre as principais da lista do Procon, ocupando a sexta colocação, com 2.559 atendimentos. O consultor comercial Fernando Henrique Machado, recentemente, teve problemas com a empresa.
Ele solicitou que o débito da conta telefônica do plano de controle fosse automático. Com pouco tempo de uso, passaram a chegar mensagens avisando de um suposto não pagamento da conta. O consultor tentou resolver a questão no call center da companhia, mas desistiu após tentar cinco vezes seguidas. “Todas as cinco vezes que liguei, ficaram me enrolando e a ligação caiu.”
Depois, a Vivo prometeu enviar a conta ao seu endereço em um prazo de cinco dias. Até o momento da entrevista, Fernando não tinha recebido a fatura, e o prazo estipulado pela operadora havia estourado em nove dias.
Atitudes drásticas
A empresa disse em nota que o resultado obtido na edição 2008 do Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Procon-GO é fruto de uma série de investimentos na melhoria de sua infraestrutura e na capacitação dos diversos pontos de contato com seus clientes. “O sexto lugar, no entanto, não é satisfatório”, diz a nota. A assessoria da companhia diz que esta é somente a primeira etapa de um processo de melhoria contínua dos seus processos.
Sara diz que o Procon vai procurar conversar diretamente com as empresas que figuram no ranking. Ela afirma que, caso não hajam mudanças em relação à atitude desrespeitosa ao consumidor, o órgão será obrigado a tomar atitudes drásticas.
Sara diz que a maior preocupação do órgão neste ano é com o superendividamento dos consumidores. Assunto será pauta de uma reunião do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. A previsão para 2010 é de que as administradoras de cartões de crédito entrem na lista, devido a esse problema.
Fonte: Portal Terra