Sem categoria

Lula tenta, mas Obama não cede: barreira ao etanol não muda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve reunido neste sábado na Casa Branca, em Washington, com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para falar do etanol, da crise econômica mundial e do estreitamento da parceria entre os dois países para

Uma das principais demandas de Lula é fazer com que os Estados Unidos derrubem as barreiras para o biocombustível. O brasileiro disse não esperar mudanças imediatas e que esse é um processo a ser construído entre os dois países.  Lula falou sobre a importância da eleição de Obama para o mundo e para a América Latina.


 


Ele foi o primeiro presidente latino-americano a se encontrar com o novo presidente americano. Antes de assumir o cargo, Obama havia se encontrado com o presidente do México, Felipe Calderón. 


 


Como era previsto, o presidente brasileiro mostrou preocupação com a possibilidade de volta do protecionismo nas relações comerciais —assunto que era tratado por ele, antes do encontro, como “tema urgente”. “É extremamente importante que todos os dirigentes que participam do G-20 estejam convencidos de que as decisões têm de ser mais rápidas. O número de desempregados de hoje é o problema social de amanhã”, disse Lula.


 


O presidente brasileiro defende a retomada da Rodada Doha, negociação entre os 153 países que compõem a Organização Mundial do Comércio (OMC), iniciada em 2001 no Quatar, que tenta diminuir as barreiras comerciais entre os países. Segundo ele, a crise precisa ser combatida com “decisões políticas”.


 


Fonte: A Tarde