Bahia: Ministro Temporão participa de seminário sobre saude nos municípios
Em Salvador nesta segunda-feira (16/03) para participar da abertura do seminário Os Municípios e a Saúde de Todos Nós, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, elogiou a iniciativa pioneira da Bahia com a criação da Fundação Estatal de Saúde da Família.
Publicado 16/03/2009 17:23 | Editado 04/03/2020 16:20
Na ocasião, as ações do estado contra a dengue ocuparam parte das discussões, com ênfase na atuação das gestões municipais. “Houve descontinuidade administrativa pós-eleições, durante a troca de gestão das prefeituras, o que interrompeu a sequência do combate ao vetor de transmissão da doença e levou ao agravamento do problema”, criticou o ministro, opinando a respeito da situação de emergência em algumas cidades baianas. “Espero que os gestores vejam a responsabilidade que têm na efetividade das ações que evitam adoecimento, porque os negligentes serão alcançados pelo braço da lei”, alertou Itana Viana, que coordena o Grupo de Defesa da Saúde do Ministério Público Estadual – MPE.
O seminário, inclusive, conta com uma mesa redonda para orientar os prefeitos acerca da prevenção e combate à dengue. “É necessário esse trabalho de conscientização dos gestores, em especial os que estão assumindo agora suas funções, que devem estar informados do que está preconizado no Pacto da Saúde”, opinou Itana.
Além dos debates, os 417 municípios baianos passam a contar, a partir de hoje, com o Disque Dengue Estadual. Funcionando em sistema de call center através do 0800 7237733, o serviço recebe denúncias de focos do Aedes Aegypti e orienta quanto a unidades de atendimento para os casos suspeitos, entre outras informações. A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado – Sesab atende a população de segunda a sexta, das 7h às 19h. Os atendimentos são gravados, e os dados coletados encaminhados à diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab (Divep).
No domingo, o secretário estadual de saúde ainda anunciou a instalação de um Posto de Hidratação no Hospital Geral do Estado – HGE, em Salvador, seguindo o exemplo de Itabuna onde, na última sexta (13/03), Jaques Wagner inaugurou Centro de Hidratação do Hospital São Lucas. O posto será equipado com poltronas para aplicação de soro e administração de medicamentos, e macas com atendimento destinado a pessoas com sintomas leves de dengue – os casos graves serão regulados para unidades hospitalares. “A hidratação é a principal medida a ser adotada ao primeiro sinal da doença, pois é fundamental a ingestão de muito líquido, principalmente água”, explicou Solla durante visita ao HGE, no domingo (15/03).
Da redação local, com Agências