Marcos Dionísio: Jornada faz amostra de Direitos Humanos

O Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), realiza até amanhã, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra, a Jornada Formativa de Direitos Humanos em Segurança Pública. O evento é direcionado a policiais civis e militare

A jornada contará com a participação de 240 servidores, divididos em três turmas. Serão abordados os seguintes temas: Visão Sistêmica da Produção da Violência (A violência como nossa esfinge moderna: Decifra-me ou te devoro; A responsabilidade dos diversos segmentos sociais na produção da violência; Fronteiras da atuação policial: Suas possibilidades de atuação policial); Fatores de (Des)Humanização (Reflexão sobre a realidade humana/social dos participantes e de suas instituições: o processo de desumanização; A humanidade do ser humano: caminhos de reconstrução; Compromissos pessoais e coletivos de edificação da cidadania); Memória Histórica da Segurança Pública Brasileira (O papel da Segurança Pública na formação histórica da sociedade brasileira: finalidades atribuídas e missão das instituições policiais e de seus operadores; Análise dos paradigmas de Segurança Pública configurados através do processo histórico; A emergência de novos modelos de Segurança Pública e atuação policial na perspectiva da sociedade democrática e do Estado de Direito; Teses principais do Plano Nacional de Segurança Pública).


 


Outro tema abordado é ‘‘Direitos Humanos em Segurança Pública’’. Nesse último ponto, será abordada: A construção coletiva do novo paradigma: Direitos Humanos em Segurança Pública e Segurança Pública como um Direito Humano; Direitos Humanos e atuação policial; e modelos comunitários de Segurança Pública. A jornada terá 16 horas/aula por turma.


 


O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Agripino Oliveira Neto, explica que a qualificação profissional é uma das prioridades da Sesed. Em 2009, estão programados diversos cursos em parceria com a Senasp, além da realização da etapa estadual da I Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). No estado, a I Conseg será presidida pelo secretário Agripino Neto e coordenada pelo defensor de Direitos Humanos e coordenador da Secretaria da Justiça e da Cidadania, Marcos Dionísio Caldas.


 


Marcos Dionísio enaltece a iniciativa da Sesed em razão de que na rica abordagem dos temas da Jornada. ‘‘Se reconstrói os princípios que devem nortear a convivência humana e que devem presidir o relacionamento entre os nossos policiais e a comunidade. Resgatar o ser humano que está em cada policial é a única forma de se construir a segurança pública no país’’, avaliou.


 


por Marcos Dionísio – coordenador de Direitos Humanos RN


Fonte: publicado originalmente no jornal Diário de Natal