Região do Médio Poti ganhará consórcio turístico

Nesta terça-feira (17), acontecerá, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina, uma reunião para apresentação da proposta de criação do Consórcio Turístico do Médio Poti, do qual deverão fazer parte os municípios de C

Nesta terça-feira (17), acontecerá, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina, uma reunião para apresentação da proposta de criação do Consórcio Turístico do Médio Poti, do qual deverão fazer parte os municípios de Castelo do Piauí, São João da Serra, São Miguel do Tapuio, Buriti dos Montes, Assunção do Piauí e Juazeiro do Piauí.


 


O encontro terá início às 15h00, tendo a participação de técnicos do Sebrae no Piauí, de prefeitos e assessores dos municípios envolvidos na iniciativa, de condutores de visitantes, entre outras autoridades e lideranças políticas e empresariais.


 


“Queremos dinamizar o turismo na região do médio Poti, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos municípios envolvidos, através do incremento das potencialidades existentes naquela área. Para gerenciar esse processo, precisamos de uma instância de governança, que no caso será o Consórcio Turístico do Médio Poti”, explica a gestora do Projeto Turismo de Teresina do Sebrae no Piauí, Ceres Rebelo.


 


Durante a reunião, técnicos do Sebrae no Piauí apresentarão o modelo sugerido para a criação da entidade representativa, esclarecendo sobre os trâmites legais do processo, o que é um consórcio turístico, entre outras informações pertinentes à iniciativa.


 


“Nesse primeiro momento estamos sensibilizando os gestores para a importância da criação dessa instância de governança, que tem como foco fortalecer as diversas cadeias produtivas daquela região, através do fortalecimento do turismo”, acrescenta Ceres.


 


Entre as ações previstas para serem executadas pelo consórcio estão o incentivo à preservação ambiental, criação e consolidação de roteiros turísticos que contemplem os municípios envolvidos, divulgação das potencialidades locais, elaboração de projetos para serem apresentados ao Ministério do Turismo, entre outras estratégias.


 


“Num segundo momento, quando o modelo do consórcio estiver aprovado, elaboraremos uma planilha com as metas a serem alcançadas, buscando a eficácia dessa ação”, informa a gestora.


 


Para o prefeito de Castelo do Piauí, Wilmar de Melo Cardoso, o consórcio deverá contribuir para estruturar, na esfera do regional, as bases para o aproveitamento do vasto e rico patrimônio ecológico e cultural existente ao longo dos vales que compõem a rede de drenagem do rio Poti.


 


O Consórcio Turístico do Médio Poti foi idealizado pelo Sebrae no Piauí em parceria com a prefeitura de Castelo do Piauí, cidade localizada a 190 quilômetros ao norte de Teresina.