Câmara argentina aprova antecipação das eleições
A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que propõe antecipar para o dia 28 de junho as eleições legislativas do país, originalmente marcadas para outubro.
Publicado 19/03/2009 12:43
Após um intenso debate, que começou às 11h30 e durou até às 21h, a bancada governista conseguiu reunir 136 votos favoráveis à medida, contra 109 da oposição. Houve ainda oito abstenções.
Para que fosse aprovado, o projeto precisaria contar com o respaldo de 129 deputados, o equivalente à metade mais um de todos os 256 membros da casa.
Agora, o dispositivo segue para o Senado, onde deve ser votado na semana que vem. Caso seja ratificado, irá em seguida para a sanção presidencial e se tornará lei.
Para que seja possível antecipar as eleições, o projeto deve concluir todo o trâmite no Legislativo e no Executivo até o dia 28 de março, exatamente três meses antes da nova data estipulada para o pleito.
A imprensa argentina ventila a hipótese de que a mudança no calendário seria uma manobra da presidente Cristina Kirchner, cuja popularidade vem caindo na medida em que se aprofundam os problemas econômicos do país.
Fonte: Ansa