Sem categoria

Colômbia e Venezuela acertam criação de fundo binacional

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, infomrou que o seu país e a Colômbia discutem a criação de um fundo binacional de investimentos, para fortalecer as economias de ambos os países, ante a crise. O ministro falou sobre o assun

O fundo será criado com a contribuição de US $ 100 milhões de cada um dos dois países, como capital de arranque, e com o envolvimento de instituições dos dois governos.


Neste contexto, Maduro adiantou que as comissões encarregadas de tal missão definiram alguns parâmetros de como será seu funcionamento.  “Os mecanismos para a criação do fundo, seu funcionamento, assim como o pessoal, já foram levantados e agora serão consultados os presidentes (da Venezuela e Colômbia), para as decisões definitivas”, manifestou.


Maduro acrescentou que também foram formadas equipes de trabalho em função do intercâmbio e dos mecanismos de comércio compensado, e levantou também a possibilidade de estabelecer um instrumento de pagamento do comércio em moeda nacional.


Ele ressaltou que , em abril, os presidentes dos dois países se reuniram em território venezuelano para continuar as conversas sobre o fundo.


Entre outros assuntos discutidos na reunião entre os chanceleres, esteve a política de intercâmbio automotivo (veículos de gás). A Colômbia apresentou também um documento para um acordo de complementaridade econômica, de desenvolvimento comercial e integral nessa matéria.


Maduro enfatizou que as equipes estão muito empenhados em trabalhar em todo o conjunto de propostas “para, no primeiro semestre deste ano, para tomar decisões sobre esse acordo de complementaridade económica, de desenvolvimento comercial.”


“Esta conferência é uma continuação do esforço que está a ser feito para contribuir com uma agenda positiva do trabalho, uma agenda de integração e paz entre os dois governos”, disse Maduro.


Jaime Bermudez ministro dos Negócios Estrangeiros disse que o foco principal da agenda conjunta foi o busca de saídas de longo prazo para a crise financeira que afeta o mundo e que os dois países pretendem tratar de maneira porativa.


Ele acrescentou que, para discutir questões de energia e combustíveis, foram constituídas cinco mesas de trabalho, relacionadas ao intercâmbio de combustível e de electricidade na fronteira, biocombustíveis, gás e a participação da empresa colombiana de petróleo na faixa petrolífera de Orinco.

Fonte: Agência Bolivariana de Norícias