Sem categoria

Contag manterá 'relação ativa e propositiva' com CUT e CTB

Cinco dias após a realização de seu 10º congresso, a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) reafirmou nesta quinta-feira (19) o objetivo de manter uma relação “madura, ativa e propositiva” com as centrais sindicais. Segundo nota a

O que motivou o comunicado foi uma matéria do Vermelho com o título “Contag rechaça divisionismo sindical e se desfilia da CUT” (clique aqui para ler). A diretoria afirma que os “esclarecimentos” se devem “às repercussões” que a matéria trouxe para a Contag,


 


Confira abaixo a íntegra do comunicado.


 



Nota da Contag


 


Tendo em vista as declarações do secretário geral da Contag, David Wylkerson de Souza, para o Portal Vermelho, publicadas no dia 14 de março de 2009, e suas repercussões para nossa entidade, a diretoria da Contag vem através desta solicitar que sejam publicados os seguintes esclarecimentos:


 


1 – O debate sobre a relação com as Centrais, que culminou com a decisão dos delegados e delegadas de desfiliar a Contag da CUT, foi de alto nível político e de muito respeito entre os defensores das diversas propostas. Ressaltamos que neste tema os delegados e delegadas do 10º. CNTTR aprovaram uma resolução sobre a relação com as Centrais, por unanimidade, em que além de resgatar o histórico compromisso da Contag em construir uma organização que unifique os trabalhadores urbanos e rurais desde o Comando Geral dos Trabalhadores em 1963, afirma o seguinte: “Existem hoje duas Centrais cujas propostas e atuação política se aproximam daquelas defendidas pela grande maioria das entidades que compõe o MSTTR: a CUT e a CTB. Cabe à Contag, nos próximos quatro anos, desenvolver uma relação ativa e propositiva com estas duas Centrais, fundada na realização de ações e entendimentos conjuntos, que auxiliem a atingir o objetivo comum a todos: um sindicalismo classista, independente, autônomo, democrático, unitário e solidário e a construção de uma sociedade democrática, justa e solidária.” Ou seja, nossa relação com as Centrais se dará a partir da CUT e CTB, sem privilegiar nenhuma delas.


 


2 – A direção da Contag e a Coordenação do 10º. Congresso de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag, não recebeu por parte do companheiro David, ou de qualquer delegado do congresso, nenhuma denúncia de tentativa de compra de votos por parte de militantes cutistas que defenderam a manutenção da filiação a CUT. Até porque essa nunca foi a prática dos militantes cutistas que atuam na Contag e também dos sindicalistas da CUT com quem convivemos nesses 14 anos em que estivemos filiados a CUT.


 


3 – A direção da Contag reafirma o compromisso de manter o debate do jeito que foi realizado no nosso 10º. CNTTR, com alto nível político. Nossa preocupação principal é manter a unidade dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e da Contag, representada pelas propostas políticas aprovadas e pela chapa única construída e votada pelos delegados e delegadas do nosso Congresso. Essas afirmações não qualificam o debate que deveremos travar sobre a importância das Centrais, bem como não contribuem para uma relação madura, ativa e propositiva que deveremos manter com a CUT e CTB, como foi aprovado pelos 2.600 delegados e delegadas do 10º. CNTTR e não expressam o sentimento de unidade que presidiu todas as discussões do nosso 10º. Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.


 


Atenciosamente,


 


Manoel José dos Santos
Presidente


 


David Wylkerson R. de Souza
Secret. Geral


 


Alberto Ercílio Broch
Vice-Presidente


 


Juraci Moreira Souto
Secret. de Finanças e Administração


 


Maria Elenice Anastácio
Coordenadora de Jovens


 


Antonio Lucas Filho
Secret. de Assalariados


 


Alessandra Costa Lunas
Secret. de Políticas Sociais


 


Raimunda Celestina de Mascena
Secret. de Formação e Organização


 


Antoninho Rovaris
Secret. de Política Agrícola


 


Carmem Helena Ferreira Foro
Coord. Nacional de Mulheres


 


Paulo de Tarso Caralo
Secret. de Política Agrária e Meio Ambiente


 


Leia também


 


Wagner Gomes: Contag, uma lição de unidade


 


Contag rechaça divisionismo sindical e se desfilia da CUT