Deputado quer Ciro Gomes na ofensiva como pré-candidato
Numa carta aberta à direção nacional do seu partido, o PSB, o deputado federal Ribamar Alves (MA) propôs nesta quinta (19) que a sigla assuma de imediato o nome do deputado Ciro Gomes (CE) como “alternativa viável” para concorrer à sucessão do presiden
Publicado 19/03/2009 19:51
Segundo ele, Ciro Gomes concordou com a ideia e lhe comunicou que não seria um obstáculo dentro do partido para que a proposta ganhasse corpo. “Ele disse que é um soldado do partido e está disposto a abraçar qualquer causa” confidenciou Ribamar Alves ao Vermelho.
O deputado explicou que a iniciativa surgiu após verificar a “inquietude” dos parlamentares da bancada e de dirigentes do partido nos estados. “Há muito provocamos o partido e não encontramos respaldo na direção nacional.”
Argumentou que a sigla corre risco caso o parlamento acabe com as coligações proporcionais este ano. Sem um nome forte para dar respaldo às candidaturas proporcionais nos estados, ele raciocina que dificilmente a sigla terá coeficiente eleitoral. Por isso, defende a antecipação do debate.
Na carta, o deputado lembrou que Ciro Gomes proferiu recentemente na Câmara uma conferência sobre a crise financeira que repercutiu em diversos veículos de comunicação. “Isso revela o imenso espaço a ser ocupado por todos aqueles que têm condições e interesses em requalificar a agenda política do país.”
Disse que o PSB tem um projeto para o Brasil e este é o momento de torná-lo conhecido. “Tenho absoluta confiança de que, se assumirmos com entusiasmo esta tarefa, nosso partido, pela força de suas idéias e credibilidade de suas lideranças, tem plenas condições de alçar voos ainda maiores no cenário político nacional e se apresentar como real alternativa de poder, digna da confiança da maioria dos eleitores brasileiros.”
Líder diverge da iniciativa
O líder do PSB na Câmara, deputado Rodrigo Rollemberg (DF), achou natural a iniciativa do seu colega de partido e prevê que outras virão a público, mas afirmou que não é bom para o país antecipar o debate sucessório. “Nós temos que fazer o enfrentamento da crise, buscar soluções para superá-la e construir um novo modelo de desenvolvimento”, disse.
Questionado se a direção nacional examinará a proposta de Alves, o líder explicou que a executiva já tomou uma posição que no momento é aprofundar o debate em torno dos temas relevantes para o país.
Nesse contexto, ele diz que Ciro Gomes é um grande instrumento para aprofundar esse debate devido o conhecimento que tem sobre a realidade brasileira, pela experiência e credibilidade. “Só acho que tem um tempo certo para fazer as coisas, tenho defendido isso e com a concordância do Ciro”, argumentou.
Porém, não refutou a situação atual de pré-candidato do deputado cearense. “A pessoa que já disputou duas eleições (presidenciais) e que tem a aprovação que Ciro tem nas pesquisas eleitorais é visto como pré-candidato, acho isso muito natural. Nós não queremos é antecipar o debate, agora é claro que a população e a imprensa já veem Ciro como pré-candidato.”
De Brasília,
Iram Alfaia