Hu Jintao reúne-se com premiê nortecoreano Kim Jong-il
O presidente chinês Hu Jintao reuniu-se nesta quinta-feira (19) em Pequim com o primeiro-ministro da República Popular Democrática da Coréia (RPDC), Kim Jong-il.
Publicado 19/03/2009 17:38
No encontro, Hu disse que a China valoriza as relações com a RPDC e a parte chinesa quer, junto com a RPDC, continuar a valorizar a amizade tradicional, aumentar intercâmbios amistosos, aprofundar comunicações estratégicas e reforçar as cooperações pragmáticas para promover o avanço constante das relações bilaterais.
Kim Jong-il assinalou, na ocasião, que o seu povo está feliz com os grandes êxitos obtidos pelo povo chinês na construção econômica e no desenvolvimento social. Segundo ele, desenvolver as relações amistosas de cooperação é um princípio inalterável de seu país.
Em relação à questão nuclear da Península Coreana, Hu Jintao disse que a parte chinesa espera que todas as partes envolvidas tratem das divergências e promovam o andamento das negociações do sexteto sobre o problema.
O presidente do Comitê Permanente da Assembléia Popular Nacional da China (APN), Wu Bangguo, também se reuniu com o primeiro-ministro da RPDC.
O premiê chinês Wen Jiabao afirmou que a China realizará esforços conjuntos com a RPDC para ampliar a ''cooperação benéfica mútua'', a fim de servir melhor à população, sob o princípio de ''herdar a tradição, olhar para o futuro, relações de boa vizinhança e amistosas e fortalecimento da cooperação''.
Kim disse que a RPDC valoriza sua tradicional amizade com a China e que aproveitará o ''Ano da Amizade China-RPDC'' para ampliar a cooperação em todas as áreas.
O premiê nortecoreano assistirá esta semana em Pequim uma cerimônia comemorativa ao 60.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre China e RPDC, assim como a festa de lançamento da festa do ''Ano da Amizade China-RPDC''.
As relações diplomáticas entre os dois países foram inauguradas em 6 de outubro de 1949, poucos dias depois da fundação da República Popular da China.
''A visita ajudará a promover o desenvolvimento tanto dos vínculos bilaterais como de amizade entre ambos os povos'', afirmou Wen.