Record lança guerra para revidar matérias da 'Folha'
Uma reportagem de mais de sete minutos, divulgada pela TV Record na noite de terça-feira (17), pode ser considerada o estopim da mais nova disputa no interior da grande mídia. A emissora do bispo Edir Macedo disparou duras críticas ao jornal Folha de
Publicado 19/03/2009 19:50
O material foi ao ar primeiramente no Jornal da Record e, posteriormente, reapresentado em outros telejornais. A veiculação seria um “esclarecimento” aos espectadores, já que a Record promete responder diretamente na rede a qualquer acusação da Folha. A emissora também ameaça entrar com ações jurídicas em “todos os casos em que a honra da empresa e de seus funcionários for atingida.”
Por meio de sua assessoria, a emissora confirmou o tom de sua promessa: “A Rede Record de Televisão decidiu que, a partir de agora, a empresa vai se posicionar publicamente e, inclusive, judicialmente contra os ataques que recebeu nos últimos tempos de outros veículos de comunicação.”
Além de desmentir o que foi publicado, a emissora buscou números para refletir a queda do jornal paulista. Dados veiculados na reportagem, fornecidos pelo IVC (Instituto Verificador de Circulação), mostram que em dez anos (1998 a 2008) a vendagem da Folha despencou de 513 mil para 299 mil exemplares. Esse panorama, segundo a emissora, reflete uma suposta crise de credibilidade do jornal da família Frias.
Segundo informa o Portal Imprensa, a Folha cita em nota que, ao todo, a Record já acionou a justiça em 107 ações contra o jornal. Nos 66 processos julgados, todos os resultados foram favoráveis ao periódico.
Veja abaixo a reportagem da Record contra a Folha