BA: Líder do PCdoB na Assembléia Legislativa faz homenagem ao PCdoB
Ontem, 25 de março, o Partido Comunista do Brasil comemorou 87 anos. A data está sendo celebrada com diversas atividades em todo o país. Em Salvador, por iniciativa das vereadoras Olívia Santana e Aladilce Souza, a Câmara Municipal realiza, amanhã (27), u
Publicado 26/03/2009 18:15 | Editado 04/03/2020 16:20
No seu discurso, o parlamentar lembrou que a fundação do partido, em 25 de março de 1922, aconteceu em meio ao processo revolucionário na então UniãoSoviética, iniciado em 1917 com a primeira revolução socialista do mundo,calcada nos ensinamentos de Karl Marx, Friedrich Engels e Vladimir Lênin.''A partir dai, observamos o crescimento das idéias socialistas, não apenasna União Soviética, mas no mundo inteiro. Foi a época em que mundo ficoubipolarizado entre o bloco socialista e o bloco capitalista'', frisou.
O deputado resgatou a trajetória do partido nesse período, quando enfrentou diversos momentos, de dificuldades e também de abertura políticae democracia no Brasil. ''O PCdoB, que teve expoentes como Jorge Amado, Graciliano Ramos, Luís Carlos Prestes, João Amazonas e muitos outros, voltou a uma situação de ilegalidade, na década de 40. Após a ditadura militar de 1964, muitos dos seus dirigentes foram perseguidos etorturados. Mesmo assim, o partido continuou firme e organizou a Guerrilhado Araguaia, uma das maiores guerrilhas do mundo e da América Latina'', falou emocionado.
Novos tempos
A história mais recente da legenda também foi destacada pelo parlamentar. ''Em 1985, o PCdoB retorna novamente à legalidade, após muita luta emobilização. Desde a sua fundação, em que pese ter atravessado diversos momentos difíceis, o partido mantém intactas as suas idéias de defesa daconstrução de uma sociedade justa e sem opressão: a sociedade socialista.
Álvaro falou do orgulho de ser militante do partido desde 1978. ''São 31anos de militância partidária defendendo os mesmos princípios e aconstrução do socialismo no Brasil. A nossa estratégia não muda; a nossatática pode até mudar em função de determinadas situações. Estivemos, em outros momentos, participando de fóruns institucionais, e, hoje, somos um grande partido. Temos na Bahia 18 prefeitos, 18 vice-prefeitos e 150 vereadores. É assim que o partido se conserva fiel aos seus princípios,mantendo a bandeira do socialismo sempre altiva. Viva o Partido Comunistado Brasil!'', comemorou o deputado.
Fonte: Ascom/Gabinete do deputado Álvaro Gomes