Camaragibe em parceria com o BID e UE

A Prefeitura de Camaragibe, sob o comando do prefeito João Lemos (PCdoB), recebe o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da União Européia (UE) para formar seus servidores na elaboração de projetos para a captação de recursos. A parceri

O encontro entre representantes do BID e da UE com gestores da Prefeitura de Camaragibe aconteceu esta semana, na sede do Governo Municipal. Na reunião estavam presentes o consultor do BID para o PBM, Roberto Senatore, o representante da Missão de Monitoria da UE, Iosu Arizkorreta e os secretários municipais Uka Lima (Planejamento e Meio Ambiente) e Luis Carlos Lemos de Souza (Articulação Institucional).


 


A meta do Projeto Brasil Municípios é formar servidores na elaboração de projetos públicos e buscar recursos nas mais variadas áreas, identificando as fontes de recursos nacionais e internacionais. A formação destes funcionários vai desde a captação para projetos, gestão e fiscalização, até consultorias de assistência técnica e intercâmbio entre os municípios.


 


Camaragibe está entre as dez cidades escolhidas para o PBM, das 2.240 inscritas no Norte e Nordeste. “Fortalecer a capacidade de gestão e inserir o desenvolvimento e o combate à pobreza neste contexto é uma meta base”, explicou o consultor do BID, Roberto Senatore, enfatizando que as ações do PBM são financiadas pela UE, sem ônus para as prefeituras.


 


“Essa é uma oportunidade ímpar para qualificarmos nossos funcionários com o nível técnico do BID, uma referência mundial”, ressaltou o secretário de Relações Institucionais, Uka Lima. O de Planejamento e Meio Ambiente, por sua vez, acredita que a melhoria na capacidade de projetar, gerir e executar obras e serviços vai alavancar o desenvolvimento e o combate à pobreza na cidade. “Com projetos bem elaborados, temos como captar recursos em várias fontes e áreas”, defende.


 


Do Recife,
Daniel Vilarouca