Índices de violência do Piauí serão referência
Ontem, durante a realização da I Conferência Estadual de Segurança Pública, a representante do Ministério da Justiça no evento, Regina Mikki, informou que a experiência de segurança do Piauí pode ser um exemplo para o resto do Brasil, porque os índices
Publicado 26/03/2009 11:17 | Editado 04/03/2020 17:02
Ontem (25), durante a realização da I Conferência Estadual de Segurança Pública, a representante do Ministério da Justiça no evento, Regina Mikki, informou que a experiência de segurança do Piauí pode ser um exemplo para o resto do Brasil, porque os índices de violência do Estado estão entre os menores do país.
Regina disse que o Brasil não possui uma política de segurança pública. Segundo ela, cada estado adota seu Plano de Governo para a segurança e toma suas medidas. “Os resultados são ações descoordenadas que não conseguem resolver o problema”, afirma. De acordo com a representante, o maior objetivo das conferências que acontecem pelo país é “proporcionar a intersetorialidade entre as várias esferas da administração pública e de várias áreas de atuação”, explica.
Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Robert Rios, na última reunião de secretários de Segurança do Brasil, o Piauí ficou em segundo lugar como o Estado com o menor índice de homicídios, perdendo apenas para Santa Catarina. Robert comparou os números do Piauí com os dados de Alagoas, onde o número de homicídios em 2008 foi de 2.060, enquanto no estado foram 340. “Isso demonstra que a violência no Piauí é menos do que a gente pensa e do que sente”, afirmou o secretário.
A reunião, que aconteceu no Cine Teatro da Assembléia Legislativa do Estado, contou com a presença do prefeito Sílvio Mendes e do vice-governador Wilson Martins, além do comandante da Polícia no Estado, Coronel Francisco Prado.