Setre foi premiada com o Selo Pró-Equidade de Gênero
A Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda, e Esporte do Governo da Bahia foi premiada com o Selo Pró-Equidade de Gênero – 2009, além de um troféu, em cerimônia realizada na noite de ontem (dia 25/3), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília
Publicado 26/03/2009 19:21 | Editado 04/03/2020 16:20
Na opinião do secretário, existe uma importante relação entre o Selo Pró-Equidade e a Agenda do Trabalho Decente, cujo projeto-piloto vem sendo implantado pela Setre com a cooperação da OIT, para a redução do déficit no mercado de trabalho causado pelas desigualdades sociais.
Eixos – Um dos oito eixos da Agenda é o da promoção da igualdade, ao lado de outro, que é o do serviço público. Por esse motivo, foi realizada uma pactuação entre a Setre e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República que culminou com a execução de um Plano de Trabalho ao longo do ano de 2008.
“É um grande desafio que a Setre enfrenta com orgulho, e este trabalho já está produzindo bons resultados”, afirmou Nilton Vasconcelos. Para ele, o Selo é um sinal de apoio e reconhecimento ao trabalho da Secretaria e, principalmente, do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça e suas atividades.
O prêmio foi pela Setre ter firmado compromisso com a equidade de gênero e raça. A entrega do Selo e troféus aos representantes das organizações ganhadoras foi presidida pela ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, com a participação de Laís Abramo e Junia Puglia, respectivamente diretoras do Escritório da OIT no Brasil e do Fundo de Desenvolvimento das nações Unidas para a Mulher (Unifem).
Ações – Ao longo de 2008, a Setre desenvolveu um conjunto de ações onde se destacam a formação profissional com o foco em gênero, como cursos específicos para o treinamento profissional de mulheres negras, debates para o combate ao assédio moral no trabalho, além da sensibilização dos gestores públicos de assegurar a promoção da igualdade.
História – Lançado em 2005, o Selo Pró-Equidade de Gênero é uma iniciativa do Governo Federal, por meio da SPM, com o objetivo de estimular a igualdade entre homens e mulheres no mundo do trabalho, eliminando todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego.
O Programa Pró-Eqüidade de Gênero reafirma os compromissos de promoção da igualdade de gênero, inscrita na Constituição Federal de 1988, e conta com a parceria do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Fonte: Ascom/Setre