Juros altos é um grave erro do governo, diz Nassif
As políticas adotadas pelo Banco Central (BC) nesse período de crise financeira internacional foram apontadas como o grande erro do governo Lula pelo jornalista econômico Luiz Nassif, durante palestra nesta segunda-feira (6) em Vitória. Nassif foi ao E
Publicado 07/04/2009 13:01
O jornalista destacou, no entanto, a importância das políticas sociais de Lula, como o Bolsa Família, além da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e da criação do pacote habitacional que prevê a construção de 1 milhão de casas populares, mas não deixou de criticar o BC.
“As ações do governo têm um bom efeito sobre o nível de atividade. O grande erro do governo tem sido no Banco central que foi inoperante. Essa politica de juros é um erro crasso, mas quando você vê um conjunto de fatores que movimenta a economia, o Brasil está hoje em condições de sair da crise mais rapidamente”, disse o jornalista econômico.
Ilhas de excelências
A importância da gestão no setor público foi destacada como uma das soluções para se combater a crise econômica, classificada por Luiz Nassif como mais grave que a de 1929 – tida como a pior recessão econômica de todos os tempos.
“A questão da gestão desde os anos 90 tem sido uma bandeira importante, mas que são ilhas de excelência no setor privado e em alguns Estados, mas ainda não conquistou corações e mentes. Tem exemplos do Espírito Santo e de Minas Gerais e já abrem uma bandeira de que todo governante quer ter seu modelo de gestão”, disse.
A informação é da Gazeta online