População pode conversar com deputado sobre fator previdenciário
A Agência Câmara realiza nesta quarta-feira (8), às 10 horas, bate-papo pela Internet com o deputado Pepe Vargas, do PT do Rio Grande do Sul (foto). Ele é o relator do Projeto de Lei aprovado no Senado, no final do ano passado, que extingue o fator pre
Publicado 07/04/2009 17:55
Para participar do bate-papo, o interessado deverá acessar o site www.agencia.camara.gov.br e clicar no ícone do chat, que estará disponível no menu ao lado direito.
Pepe Vargas prepara substitutivo que cria uma nova forma de cálculo da aposentadoria, levando em conta apenas o tempo de contribuição e a idade. Essa fórmula reduz o tempo necessário para a aposentadoria no valor do teto da Previdência.
O parlamentar está negociando com o governo a substituição do fator previdenciário pelo fator 85/95, que consiste no direito de aposentar quando a soma da idade com o tempo de contribuição resultar em 85 para as mulheres ou 95 para os homens.
Vargas rejeita os argumentos de que o fim do fator traria desequilíbrio aos investimentos do país. Para ele, a maior pressão fiscal sobre o Orçamento da União não são os gastos sociais, mas o pagamento dos juros e serviços da dívida pública, que estão em cerca de 36% do Produto Interno Bruto (PIB).
Leia no Vermelho:
Ministro quer fator previdenciário, mas admite alternativa
Fator previdenciário: especialistas se dividem entre sim e não
Sindicalistas não aceitam alternativa para fator previdenciário
Relator defende fim do fator previdenciário