Trabalhadores fazem greve na Rádio França
A programação habitual de Rádio France e Rádio France Internacional amanheceu conturbada nesta terça-feira (7) por causa de uma greve de 24 horas contra a reforma da Convenção Coletiva de Jornalistas do Audiovisual francesa.
Publicado 07/04/2009 17:20
A paralisação, convocada por nove sindicatos, incluiu a suspensão do serviço de Internet e uma manifestação realizada às 14h locais, cujo ponto de partida foi a praça de opera da cidade de Paris.
Uma delegação intersindical foi recebida às 16h no Ministério da Cultura segundo anunciou a France Info em seu site.
As organizações denunciaram em sua convocatória a colocação em marcha de um “plano de destruição do setor audiovisual público”, que poderia conduzir ao desaparecimento de benefícios de tipo social e a um aumento das demissões.
O temor surgiu a partir do anúncio da dissolução da Associação de Patrões do Serviço Público do Setor Audiovisual (AESPA), criada em 1974.
Com o desaparecimento de AESPA, que concentra a France Télévision, Rádio France, Rádio France Internationale (RFI) e o Instituto Nacional do setor Audiovisual (INA), os convênios coletivos realizados nela ficarão em perigo.
Os mesmos referem-se a técnicos, administrativos, jornalistas, músicos, a animadores de rádios locais, entre outros cargos.