Projeto institui o Dia Municipal do Sistema Braille

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) apresentou projeto de lei n° 0003/2009, instituindo o “Dia Municipal do Sistema Braille”, a ser comemorado, anualmente, no dia 08 de abril, data em que nasceu José Álvares de Azevedo, que trouxe o Sistema Braille para o Br

Para a vereadora o “Dia Municipal do Sistema Braille” irá fortalecer o debate social acerca dos direitos da pessoa cega. “É preciso concretizar as políticas públicas dos direitos dos portadores de deficiências visuais. Eles precisam ser incluídos socialmente. As escolas têm que se adaptar para recebê-los, sendo necessário também a colocação de mais sinais sonoros na cidade”, explica a vereadora.



Após passar seis anos aprendendo o revolucionário sistema de leitura e escrita no Instituto de Jovens Cegos de Paris, o Braille, José Álvares de Azevedo retornou ao Rio de Janeiro, em 1850. Começou então, a ensinar o sistema Braille a outras pessoas e iniciou um processo de conscientização da sociedade brasileira sobre a realidade da pessoa cega.



A aprovação do projeto que institui o “Dia Municipal do Sistema Braille” ainda neste ano de 2009, ano em que se comemora o bicentenário do nascimento de Louis Braille, permitirá ao município de Fortaleza reverenciar tanto o criador do revolucionário sistema, como também o responsável pelo seu desenvolvimento no Brasil. É também uma ocasião para debater acerca dos direitos dos cidadãos acometidos pela deficiência visual.



As comemorações do bicentenário de Louis Braille já começaram. O francês nasceu em 4 de janeiro de 1809, ficou cego durante a infância e, em 1825, apresentou a primeira versão de um sistema de escrita e leitura em relevo, o Braille, que é voltado para os portadores de deficiência visual. O projeto de autoria da vereadora comunista está em tramitação nas comissões temáticas da Câmara Municipal de Fortaleza.


 


Sinal sonoro



Eliana Gomes enviou requerimento através da Câmara Municipal de Fortaleza pedindo a implantação de um semáforo para deficientes visuais, no cruzamento das Avenidas Dom Manuel com Presidente Castelo Branco. Em resposta ao requerimento da vereadora, a AMC enviou um ofício dizendo que a solicitação foi deferida e o sinal sonoro será instalado nos próximos dias.



Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Eliana Gomes (PCdoB)