Pro-Jovem Trabalhador em Maranguape tem aula inaugural neste mês

Em tempos de crise, cortes de despesas e muitas demissões conseguir uma vaga o mercado de trabalho é mais complicado ainda. Principalmente quando falta qualificação profissional. Se você tem entre 18 e 29 anos e está desempregado esta é uma oportunidade i

Maranguape é um dos municípios beneficiados pelo Pro-Jovem, um programa Desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda. Entre as modalidades do programa está o Pro-Jovem Trabalhador que atende a jovens de 18 a 29 anos.



 


O perfil para conseguir uma vaga é estar desempregado e ter membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário-mínimo. Além disso, o candidato precisa estar concluindo ou ter concluído os ensinos fundamental ou médio e não esteja cursando ou tenha concluído o ensino superior.



 


As aulas das vinte e nove turmas iniciais de Maranguape começam este mês, tanto na sede quanto nos dezessete distritos. O curso está divido em dois eixos: qualificação social (Inclusão digital; Valores humanos, ética e cidadania; Educação Ambiental; Noções de direitos trabalhistas e Estímulo e apoio à elevação da escolaridade) e qualificação profissional, com nove opções de cursos.



 


Segundo a secretária adjunta da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Patrícia Studart, além de econômica, o projeto cumpre uma função social importante: “Ao oferecer capacitação e possibilidade de emprego, estamos resgatando jovens da criminalidade e alimentando os vínculos familiares e comunitários”.


 


Benefícios


 


Cada jovem participante terá um auxílio financeiro no valor de R$ 100,00, durante seis meses, comprovadas por meio de frequência de, no mínimo, 75% nas atividades do mês.



Números do Pro-jovem Trabalhador:


 


>1020 é o número de jovens que serão capacitados neste primeiro ano de implantação do Pro-jovem Trabalhador.


 


>350 horas de aula de qualificação social e profissional.


 


>A meta da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social é que pelo menos
306 jovens sejam inseridos no mercado de trabalho.


 


>As primeiras turmas concluíram o curso em dezembro de 2009


 


Cursos oferecidos:


 


Administração
Beleza e estética
Comunicação e Marketing Social
Telemática
Transporte
Turismo e Hospitalidade
Calçados
Eletrodoméstico
Indústria


 


Fonte: Prefeitura de Maranguape