TRE instala posto na Praça do Ferreira para regularizar eleitores

O Tribunal Regional Eleitoral instalou uma unidade de atendimento móvel na Praça do Ferreira, oferencendo qualquer tipo de atendimento

Francisca Alves, que tem 57 anos e trabalha como autônoma, enfrentou a fila e o chuvisco para ser atendida na unidade móvel do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), instalada desde ontem na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Francisca diz que não vota nem justifica a ausência do voto há quatro eleições e que nem sabe como está sua situação na Justiça Eleitoral. “Eu tô aqui hoje é pra resolver logo isso”, comentou, enquanto esperava, meio impaciente, pelo atendimento. Outras 18 mil e 534 pessoas no Ceará podem estar em situação semelhante à da dona Francisca. Este é o número de pessoas no Estado que não votaram nem justificaram a ausência do voto nas últimas três eleições e, por isso, podem ter o título de eleitor cancelado.


 


A próxima quinta-feira, 16 de abril, é o último dia, dentro do prazo nacional pelo TSE, para que esse grupo de eleitores procure a Justiça Eleitoral e regularize sua situação. Em Fortaleza, são 7.501 eleitores que não votaram nem justificaram nas últimas três eleições. O prazo foi aberto em 16 de fevereiro.


 


Instalada estrategicamente na Praça do Ferreira, onde a movimentação de cidadãos é grande durante todo o dia, a unidade móvel do TRE facilitou a vida de muita gente. Ontem à tarde, a fila do lado de fora já fazia curvas. A unidade móvel do Tribunal permanece no local até a próxima sexta-feira, 17 de abril e o atendimento acontece de 9h às 16h. Os que faltaram às três últimas eleições sem justificar precisam levar documento de identidade e comprovante de residencia. A multa por eleição para os eleitores de Fortaleza é de R$ 3 e para os outros municípios é de R$ 3,50. O Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro, na Praia de Iracema, também faz os atendimentos.


 


A unidade móvel do TRE é um ônibus comum, que funciona com seis guichês de atendimento, equipado com computadores e gerador de energia elétrica. Do lado de fora, guichê especial faz o atendimento dos que precisam ter preferencia. Na unidade, os cidadãos podem fazer também alistamento eleitoral, transferência de título para outro município e atualização de dados. Somente ontem, 203 pessoas foram atendidas.


 


Segundo a chefe de cartório da terceira zona eleitoral, Gisele Campos de Alencar, que coordena a unidade móvel, hoje, o número de atendimentos deve superar o registrado ontem.


 


O chefe da central de atendimento ao eleitor, Antônio Emídio dos Santos, informou que o TSE ainda não identificou quantos dos faltosos no Ceará já fizeram, até ontem, a regularização do título, mas disse que, até cerca de três semanas atrás, somente 184 pessoas, em todo o Ceará, haviam feito a regularização.


 


Quem perder o prazo do TRE e tiver o título cancelado, fica impossibilitado de emitir certidão de quitação eleitora. O documento é exigido para emissão de passaporte, contratação de empréstimo bancário ou inscrição em concurso público. Mesmo depois de 16 de abril, os faltosos que perderam o prazo ainda poderão procurar o Fórum Eleitoral para regulazar sua situação. Depois do Centro, a unidade móvel migrarará para outros bairros.