Audiência homenageia os 30 anos de fundação do Nutec

Audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (16/04), na Assembléia Legislativa, homenageou os 30 anos de criação da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec). A iniciativa foi proposta pelo deputado Lula Morais (PCdoB), que

No entanto, ele ressaltou que o Brasil tem investido muito em tecnologia, “a prova disso é que recentemente o presidente Luiz Inácio Lula ampliou o número de Centecs em todo o país”.


 


O diretor de Inovação Tecnológica do Nutec, Ricardo de Albuquerque Mendes, ministrou palestra sobre os institutos científicos e tecnológicos do Brasil. Ele salientou que os países que não investem em pesquisa e tecnologia, a matéria prima se torna sem valor. Sobre o empreendedorismo tecnológico, Ricardo disse que empresas incubadoras transformam a inovação em produto.


 


Ele defendeu a interação entre as universidades e empresas e destacou que os principais problemas dos institutos de pesquisa, em particular do Nutec, são: a dependência de recursos governamentais, a inexistência de programas de formação de recursos humanos e a falta do plano de cargos e carreiras. Quanto a política de diretrizes institucionais, Ricardo salientou que é preciso que os institutos participem dos órgãos públicos que definem as políticas de ciência e tecnologia.


 


Durante a audiência, o coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa de Infraestrutura de Transporte e Logística da Energia da UFC (Glen), João Bosco Furtado Arruda, apresentou o livro “A Cadeia Produtiva do Biodiesel da Mamona no Ceará”, escrito por Ricardo Mendes. Na ocasião, o deputado Lula Morais entregou uma placa comemorativa do aniversário de 30 anos do Nutec a presidente da Associação dos Servidores do Nutec, Jerusa Feitosa de Matos.


 


O Nutec foi instituído em dezembro de 1978, por meio do Decreto governamental. Hoje, é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece) e tem como objetivo “viabilizar soluções tecnológicas para o desenvolvimento industrial sustentável, em benefício da sociedade”.


 


A discussão aconteceu nos auditórios 1 e 3 do Complexo das Comissões Técnicas Aquiles Peres Mota, e contou com a participação do deputado Adahil Barreto (PR), do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), do coordenador de Ciência e Tecnologia da Secitece, Francisco Carvalho e da presidente do Sindicato dos Engenheiros do Ceará, Theresa Neumann.


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL