Lula Morais propõe campanha contra aumento de energia
Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira, o deputado Lula Morais criticou o aumento de 11,25% na tarifa de energia do Ceará que passa a vigorar a partir do dia 22 deste mês . O aumento é quase o dobro da inflação de 6,27% medida pelo Índice Geral de
Publicado 16/04/2009 09:00 | Editado 04/03/2020 16:35
O deputado estadual Lula Morais e o deputado federal Chico Lopes (ambos do PCdoB-CE) ajuizarão na Justiça Federal em Fortaleza, Ação Popular contra a COELCE e a ANEEL para impedir o aumento abusivo. Mas passando por cima do consumidor , a ANEEL autorizou ontem o aumento, mediante requerimento da COELCE, sob o argumento de eventuais prejuízos. Morais participou de uma audiência ontem, 14/04, em Brasília , com representantes da Agência Reguladora ANEEL para discutir o reajuste.
De acordo com Lula Morais, o que está onerando a tarifa no Estado é a energia térmica que hoje representa 41% do que é ofertado aos consumidores. Segundo ele, a Termelétrica Fortaleza, além de fornecer energia mais cara, não produz o gás, fator gerador da energia. “O que acontece é a compra de energia hídrica, que é bem mais barata, no mercado livre o repasse ao consumidor por um preço exorbitante”, critica o parlamentar.
O deputado comunista defendeu uma campanha coletiva do Governo do Estado, da Assembléia Legislativa e da população cearense contra esse aumento abusivo que irá afeta diretamente a economia do Estado. Por fim, Lula Morais informou que o deputado federal Chico Lopes entrou com um pedido de auditoria , no Tribunal de Contas da União, para avaliar a Coelce nos últimos cinco anos.
Fonte: Assessoria do Deputado Lula Morais